E depois da Páscoa? tudo novo de novo…

tudo novo de novoDepois de um feriado, é aquela história: algum excesso, alguns “chutam o balde” e lá vai dieta. Para aqueles que estão passando por isso, dedico este post. Assim como a Páscoa comemora a renovação, nada como renovarmos nosso foco e recomeçarmos.

Não importa se você caiu dentro dos chocolates ou se foi espartano e se manteve fiel à dieta, seja ela qual for. O importante é que hoje é segunda-feira pós Páscoa e convido você a focar novamente em sua meta: ser magro ou magra.

Não perder 5 ou 20 kg, pois quem perde encontra,  mas em adotar comportamentos e pensamentos de uma pessoa magra que te farão emagrecer naturalmente.

Compartilho com vocês um pouco da minha segunda-feira pós-Páscoa. Hoje medi meu peso, como faço toda segunda-feira, e estava na casa dos 75 kg. Dentro da minha meta, 21 kg mais magro do que há 6 meses atrás.

Fiquei feliz, porque na Páscoa me permiti sair um pouco da linha, mas só um pouco, e tomei uns cálices de vinho e uns pedacinhos de chocolate, jantei um delicioso Cordeiro com Cuscuz marroquino no sábado e, para completar, não fui à academia no feriado – como era de se esperar e fiz pouco exercício físico. Alguma caminhada, apenas. Mas mantive minha dieta rica em frutas, legumes e fibras, o que tem sido o segredo do meu sucesso.

Pelo menos o vinho foi reabilitado pelas últimas pesquisas e faz parte da dieta mediterrânea que, está comprovado cientificamente, é ótima para o coração. Para saber mais, clique no link.

http://oglobo.globo.com/saude/dieta-mediterranea-a-melhor-para-coracao-7683361

Moral da história, ainda emagreci uns gramas. Isso é sinal de que meu corpo está se habituando ao novo peso, nesta nova etapa que é a de fortalecer novos hábitos.

O que fiz nesta segunda-feira seria uma boa estratégia para quem resolveu voltar ao foco de ser magro depois da Páscoa. Da série “Voltando à Rotina”. Não meti o pé na jaca, mas nas maçãs, bananas e mamões. Explico à frente.

ENFIAR O PÉ NA JACA 2

Levantei na hora de costume, às 6 hs (novo hábito de alguns meses), fiz meditação por cerca de 45 minutos, e fui para a a academia malhar.

Antes de ir para o trabalho, passei no mercado e comprei algumas maçãs e mamões, frutas de que gosto, para começar a semana “metendo o pé na jaca”, digo, na maçã.

Seria ótimo cair de boca na jaca, dizem que é  muito calórico, mas antes uma boa jaca do que uma macarronada ou uma torta de chocolate. Tudo é uma questão de substituição inteligente.

Eu diria que frutas são o segredo do meu sucesso. E não estou sozinho nesta idéia. A dieta mediterrânea, rica em azeite de oliva, castanhas, feijões, peixe, frutas e verduras, tem nas frutas um de seus principais componentes.

O “Vigilantes do Peso” norte-americano também atribui zero pontos para as frutas, diferentemente do brasileiro, e isso foi simplesmente diferencial para mim, considerar frutas como ZERO PONTOS, isto é, FRUTAS PODEM SER COMIDAS À VONTADE.
Entre nós: na fora do desespero, troque o sanduba ou salgadinho por uma salada de frutas natural, sem recheio. SÓ FRUTA. É ZERO PONTOS.
garota-salada-frutas
Não apenas por que frutas são muito nutritivas, cheias de vitaminas e sais minerais, e por fornecer energia rápida e de qualidade através de carboidratos – frutose, serviu como a principal arma para eu enfrentar os ataques de fome, os beliscos de manhã e de tarde, e nunca me sentir faminto, sempre com uma fruta por perto.

Ao pegar o elevador, desci no 26º andar e subi até o 34º a pé. Isso completou o exercício da academia, pois é uma atividade aeróbica que consigo sustentar diariamente. É um bom hábito para se adotar todos os dias. Esse é um exemplo de bom hábito diário de exercício, crie o seu a seu gosto.

Logo ao chegar, devorei meio mamão papaya, tomei um cafezinho com stevita (zero calorias, praticamente), detonei uma banana prata, bebi água e caí dentro do trabalho. No intervalo, outra banana – ô fruta prática, sô, fácil de armazenar, barata, nutritiva.

Só de curiosidade, perguntei ao dotô Google os nutrientes de uma bananinha. E fiquei admirado do poder dessa fruta. Como achei no interessante site “Brazilian fruits.org”:

Banana

  • Para os adultos ela pode isoladamente constituir ou complementar uma refeição rápida e agradável.
  •  Saudável, a banana pode auxiliar na manutenção das defesas imunológicas graças aos seus aportes de vitaminas C e B, em minerais e em oligo-elementos variados (zinco, cobre, manganês, selênio etc.)

E o mamão?

Mamao-ossos-osteoporose-Carica papaya-Papaia-saude-2(1)

  • A papaia brasileira é uma excelente fonte de vitamina A e C, cálcio, potássio, outros minerais e fibras. Além disso, a importante enzima papaína, um suplemento digestivo eficiente, auxilia na digestão de proteínas.
  • Com cerca de 33 quilocalorias por 100 g, esta fruta não é gordurosa.
  • Sua riqueza em vitamina C pode contribuir consideravelmente na defesa do nosso organismo. Além disso, a presença de vitamina A é indispensável para o bom estado da pele e para visão crepuscular.
  • E ainda, a papaia assegura um complemento de sais minerais considerável na alimentação, proporcionando um bom equilíbrio nutricional, além do trato intestinal efetivado pelas fibras.
  • Sua alta densidade em potássio (257 mg por 100 g) e um cálcio (24 mg por 100 g),pode ser benéfica contra hipertensão e na prevenção de problemas cardiovasculares.
  • Consumido no ponto correto de maturação, o papaia brasileiro possui uma polpa tenra e doce com um aroma agradável e delicado, sendo recomendado para todas as idades. Coloque o mamão brasileiro no cardápio diário de toda a família.

Fonte: http://www.brazilianfruit.org.br

Levei um susto logo de manhã – alarme de incêndio – e desci com outros colegas uns 15 lances de escada, e depois, felizmente, descobrimos que era alarme falso e subimos de volta os 15 andares.

Exercício compulsório, mas com 75 kg e 1,80m, e fazendo exercícios 5 x por semana, em média, fica mais fácil aguentar esse tipo de eventualidade, e sentir um certo prazer sádico – confessável apenas para vocês do blog – de ver pessoas sedentárias bufando e arfando… pensar que eu já fiz parte desse time…

subindo-escada

Entre o café e o almoço foi mais uma banana – muito prático – e na hora do almoço ia começar com as aulas de salsa e zouk, mas dei com a cara na porta. Não tinha ninguém lá… Enfim, seria um ótimo dia para recomeçar a dançar, mas vamos deixar para a semana que vem…

Enfim, estou muito feliz com os resultados de meu programa EmagreSER, e muito feliz de compartilhar isso aqui com vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s