O Segredo de Ser Uma Pessoa Magra – lista sintética

Imagem

Quero compartilhar com você a sabedoria de pessoas que, assim como eu, conseguiram emagrecer e continuar magras, superando os desafios que se apresentaram no caminho.

No início, tudo parece difícil, mas depois o processo entra no piloto automático, seu corpo se acostuma e até reclama se você exagera na comida ou deixa de fazer exercícios ou coisa assim.

Mais importante que ser uma pessoa magra é ser uma pessoa saudável. Lembro que, quando procurei minha nutricionista a primeira vez, pedi a ela uma dieta para emagrecer e ela disse: “Não vou te passar uma dieta para emagrecer. Primeiro, vou te passar uma dieta para você se tornar uma pessoa saudável”.

Ela me passou uma bateria de exames para verificar todas as minhas taxas de gordura, vitaminas, sais minerais no corpo. E pôde então fazer uma dieta customizada.

Hoje, como bem melhor, e emagrecer foi uma consequência de uma mudança de hábitos que incluiu reforçar a presença de saladas, frutas, legumes, verduras, água, alimentos ricos em fibras, cereais, grãos… a tal dieta mediterrânea… e e incorporar novos hábitos, como praticar exercícios físicos diariamente, desfrutar os alimentos com atenção plena, mastigar devagar, beber bastante água, sentar-se ao comer, etc.

fitnessjpg

Aprendi que ser magro não se trata apenas de emagrecer, mas permanecer magro. Ou seja, “EMAGRE-SER”. E SER MAGRO envolve criar novos hábitos e comportamentos, uma nova forma de pensar, “pensar magro”, enfim,  SER uma nova pessoa. MAGRA E SAUDÁVEL.

Se pudéssemos resumir essa sabedoria sobre SER UMA PESSOA MAGRA numa lista resumida, ela poderia ser a seguinte:

  • Eu posso controlar minha alimentação se planejar com antecedência o que eu preciso fazer para me manter diariamente dentro do meu objetivo de ser uma pessoa magra
  • Eu também posso controlar minha alimentação e se eu praticar o que eu preciso dizer para mim mesmo “na hora da tentação” para me manter no caminho do sucesso e me automotivar
  • Quando sou tentado a comer algo que eu não deveria, eu preciso ter à mão uma lista de razões para me manter focado em minha meta de emagrecimento

beliscando

 

  • Só porque eu estou com fome, não significa necessariamente que eu deveria comer algo na mesma hora – eu não vou morrer de fome só porque estou alguns minutos sem comer. Eu posso esperar.
  • Aquele “desespero” de “comer algo urgente” sempre passa, e há coisas que eu posso fazer para fazer esse “desespero por comer” ir embora mais rápido. Eu não tenho que render a esses momentos de desespero, sou mais forte que isso
  • Fazer uma refeição razoável no café, almoço e Intervalos é importante  para evitar que eu coma demais à noite. O ideal, dizem os nutricionistas, é comer de 3 em 3 horas. Uma dica poderosa para as “colações”, os intervalos entre o café da manhã, almoço e jantar, é fruta, fruta e fruta. Zero pontos, e extremamente nutritivo!

salada

 

  • Se eu não seguir uma dieta alimentar específica, fico mais propenso a me distrair e sair da linha. Preferencialmente, consulte um nutricionista antes de aderir a uma dieta. E escolha uma dieta prazerosa, que você possa seguir naturalmente pelo resto da vida
  • Eu tenho que arrumar um tempo para fazer dieta e ter uma rotina diária de exercícios. Isso não apenas é saudável, mas fundamental para eu emagrecer naturalmente
  • Eu preciso me preparar com antecedência para pensamentos automáticos auto-sabotadores. Preciso ter na ponta da língua ou num papel a resposta para os principais pensamentos auto-sabotadores, como “ah, só um pouquinho, só hoje… eu mereço…trabalhei tanto”… um exemplo de uma resposta positiva seria “eu mereço muito mais me tornar uma pessoa magra e prefiro abrir mão de um pequeno prazer em função de uma realização muito maior: ser uma pessoa magra”

craving

 

  • Eu preciso me sentar ao comer e comer devagar e observar e saborear cada mordida cada vez que eu comer. Faça de cada refeição um ritual consciente prazeroso, e evite se distrair e fazer outras coisas enquanto come
  • Se eu comer alguma coisa fora do planejado, isso é apenas um erro, e não o fim do mundo. Isso não significa que eu sou a pior pessoa do mundo. Eu não preciso fazer deste pequeno erro um erro ainda maior, “chutando o balde” e continuando a comer descontroladamente o resto dia, só porque eu cometi um pequeno deslize.
  • Eu preciso colocar as minhas necessidades e prioridades antes das dos demais, algumas vezes. Isso significa que não preciso abrir mão dos meus objetivos de ser magro, só para fazer concessões e agradar os outros.
  • Está tudo bem em eu dizer não quando pessoas me oferecem comida. Isso não é “desfeita”, como diziam os mais velhos.
  • Eu tenho que tomar cuidado para não ficar me enganando ou me sabotando. Toda vez que eu coloco comida na minha boca, isso conta.

congrats

 

  • Eu preciso me parabenizar toda vez que eu fizer algo que eu planejei fazer. Isso não é apenas “fazer mais que minha obrigação”, me autocongratular aumenta minha motivação e energia para continuar fazendo as coisas certas
  • Se eu voltar a ganhar peso, isso não é o fim do mundo. Eu posso retomar meus novos hábitos usando as novas habilidades que aprendi para ser uma pessoa magra – e posso fazer isso a qualquer momento
  • Eu posso atingir meus objetivos. Eu estou aprendendo novas habilidades para ser uma pessoa magra e me manter assim para o resto da vida… Eu agora estou aprendendo como fazer isso, e uma vez que aprender essas novas habilidades, vou tê-las para sempre!

Eu extraí estas dicas do Programa “Pense Magro” da psicóloga cognitiva Judith Beck, e essas dicas me ajudaram muito a criar novos hábitos e padrões de pensamento. Muito do que irei compartilhar com vocês neste blog está inspirado nos trabalhos da Psicologia Cognitiva Comportamental.

Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s