O Coaching Online de Emagrecimento Natural começa hoje!

keep-calm-and-pense-magro

Quero unir aqui minha própria experiência de emagrecimento com os princípios e técnicas da Psicologia Cognitiva Comportamental para ajudar vocês a mudar seus hábitos mentais e comportamentos e assim emagrecer naturalmente.

Nos próximos posts, compartlharei com os leitores do meu blog naturalmente os passos de meu coaching para  Emagrecimento Natural. Ele alia as descobertas da Psicologia Cognitiva Comportamental, Hipnose Ericksoniana e PNL para ajudar você a mudar seus hábitos mentais e comportamentais e emagrecer.

Uma das bases que uso no coaching é o livro Pense Magro da Judith Beck, que contém um programa de emagrecimento de base cognitivo-comportamental. Um resumo dos passos que você irá aprender neste Programa são:

Questione seus pensamentos automáticos auto-sabotadores – sabe quando você está de dieta e ao ver aquele prato delicioso de comida e logo vem o pensamento “ah, só hoje, eu mereço, trabalhei que nem um cachorro e vou me dar esse direito”? Esse é um pensamento automático autosabotador e vamos aprender a questioná-los e responder a eles. Você não pode se tornar refém de seus pensamentos, você precisa estar consciente deles, e criar uma resposta mais positiva que lhe ajude a emagrecer.

Neste exemplo mencionado de pensamento autosabotador, você poderia pensar – sim, trabalhei muito, mas comer além do meu plano não será uma recompensa, mas uma derrota que vai me fazer mal. A melhor coisa para me recompensar é cuidar bem de mim e emagrecer, abrindo mão dos excessos”

Reduza a frequência e intensidade dos ataques de fome – uma coisa que descobri é que é perfeitamente possível ficar algumas horas sem comer, e isso não vai me matar de fome. Controlar o apetite, ter sempre uma fruta ou barra de cereal na bolsa e até mesmo praticar fazer jejum de vez em quando podem ser formas ótimas de aumentar o controle pelo próprio corpo.

Permaneça motivado em seguir sua dieta, mesmo quando experimentar ataques de fome – pense nos benefícios de se manter na linha. Posso confessar que não há nada mais realizador quando as pessoas hoje fazem cara de espanto ao me ver quase 30 kg mais magro.  Compensa evitar doces, guloseimas e outras besteiras que só dão satisfação imediata, mas nem alimentam, nem me levam para perto da minha dieta.

No início é comum sentir esses ataques de fome, mas depois seu corpo irá acostumar aos novos hábitos. Você não precisa passar fome, mas não precisa também ficar com medo de ficar algumas horas sem comer, a não ser que tenha hipoglicemia ou gastrite, quando é recomendável fazer pequenas refeições frequentes para regularizar as taxas de nutrientes no sangue.

Esteja mais consciente de cada pedaço de comida que come – cada pedaço conta. A partir de agora, você pratica alimentação consciente, jamais leva alimento à boca por hábito ou distração, evita fazer outras coisas enquanto está comendo, evita beliscar ou comer em pé, enfim, faz da alimentação um momento sagrado, em que você está inteiramente presente, SABOREANDO cada pedaço de comida, como uma meditação. Isso é a técnica chamada MINDFULNESS, que teremos oportunidade de explorar a fundo mais à frente.

Aliás, sobre Mindfulness, vale mencionar que estou muito feliz por contar com uma nova colaboradora para o blog, a Sara. Espero em breve poder contar com os posts dela para tratar de alimentação consciente, mindfulness, yoga e outras técnicas poderosas para ajudar a emagrecer.

Resolva os problemas que fizeram você interromper uma dieta ou programa de emagrecimento no passado – o que aconteceu, você desistiu por que não se adaptou a uma dieta muito restrititiva, deixou-se vencer pelos pensamentos auto-sabotadores ou deixou de fazer exercícios físicos? Pense nas causas que fizeram você abandonar o programa ou dieta e procure encará-los de frente, seja escolhendo uma dieta que tenha mais a ver com seu estilo de vida, ou adotando exercícios e hábitos corporais que te dão prazer, etc.

 

Se sinta mais confiante sobre sua habilidade para seguir sua dieta consistentemente, mesmo quando há momentos de maior desafio – é verdade, eu não como tudo o que quero, embora não passe fome. Evito bolos de aniversário, pudins, refrigerantes. Me privo de algumas coisas. Mas me alimento muito bem com uma alimentação saudável baseada em frutas, verduras, carnes, azeite, fibras e outras fontes saudáveis de nutrientes.

Às vezes sinto preguiça de ir malhar, sobretudo na segunda-feira. Mas depois percebo que compensa criar esse novo hábito e quando não faço exercícios meu corpo se sente mal, como se estivesse doente. Tudo é uma questão de criar hábitos, ter paciência e amor consigo, e permanecer fiel a seus objetivos.

Encarem este post como uma introdução ao Coaching Online de Emagrecimento Natural.  Espero que tenham apreciado, também apreciarei os comentários de vocês. Quem quiser participar  gratuitamente do coach precisa se cadastrar utilizando o formulário abaixo. A assessoria se dará diretamente através deste blog.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s