Diet Coach Online – Dia 4 – Elogie-se !

Imagem

Aprendemos com o adestramento de animais que, se você quer que um comportamento se repita no futuro, você deve recompensar sua ocorrência. Isso se chama, em psicologês, “reforço”. É assim que educamos as crianças, adestramos animais e…adivinhe… criamos e mantemos novos hábitos.

Em resumo, está mais do que fundamentado que, se você quer ter sucesso na sua dieta, você precisa recompensar cada pequeno esforço e cada vitória.

Não seja como aquele pai severo que diz para o filho que acabou de tirar dez: “você não fez mais que sua obrigação”, ou que o chama de burro quando ele não tira uma nota tão boa. Isso chama-se deseducação.

No fundo, uma parte nossa é uma criança, e deseja ser elogiada a cada pequena conquista, e incentivada para atingir seus objetivos.

Imagem

Assim, premie-se, elogie-se, recompense-se a cada passo que der em direção à sua meta de emagrecer. Seja por aquela tentação a que resistiu, seja pelo primeiro quilo eliminado, seja porque conseguiu cumprir sua série na academia. Se dê os parabéns! 

Agora, cuidado com a recompensa dada sob a forma de comida. Muita gente, depois de uma série puxada na academia, ou do seu primeiro quilo eliminado, utiliza um reforço autosabotador, que é a auto-indulgência: come aquele doce delicioso que estava evitando há muito tempo, ou aquele shake que estava adiando, ou qualquer outra compensação pelo seu esforço.

Imagem

Isso chama-se auto-sabotagem, não reforço. Recompensa é quando você se elogia e se premia positivamente pela conquista. Não use a comida como prêmio. Premie-se com um elogio, dando a si mesmo os parabéns, sem esperar que os outros façam isso.

É preciso se dar os créditos pelas próprias pequenas conquistas e vitórias, sabendo que isso tem um efeito automotivador que aumenta sua vontade de emagrecer.

Comece agora mesmo sua tática de autoelogio, dizendo “Bom trabalho” a si mesmo ou algo parecido, sempre que realizar as tarefas propostas no coaching online, a cada dia, como quando se sentar para comer, ou quando ler os cartões de enfrentamento, ou ir ao nutricionista.

Elogiando-se, você reforça sua autoconfiança e constrói a consciência de que é uma pessoa decidida e disciplinada e que está no controle de sua própria vida.

Quando come exageradamente ou come alguma coisa não planejada, você pode começar a se sentir desamparado, pensando “Eu simplesmente não consigo me obrigar a fazer o que é preciso”.Isto é perigoso e pode sabotar seus planos de emagrecer. Ao invés de se punir, seja paciente consigo e realimente sua motivação.

Os autoelogios recebidos pelos comportamentos adequados em direção a seu objetivo de emagrecer ajudam você a enfrentar de cabeça erguida e com persistência seus deslizes.

Assim, você tem paciência com você e encara esses deslizes como erros momentâneos, algo que você está aprendendo a dominar, e não como acontecimentos graves, evitando, assim, o sentimento de frustração e raiva contra você mesmo, que pode ser o início de uma autosabotagem e de “chutar o balde”, “jogando tudo para o alto”.

 

Imagem

Dica de Judith Beck, do Programa Pense Magro:

Crie uma conta de créditos. Deposite uma moeda ou uma nota (a que tiver em mãos) num recipiente todas as vezes em que reconhecer um comportamento funcional para a meta de emagrecer.

Depois de seguir seu planejamento alimentar por algumas semanas (a seu critério) retire o dinheiro, acrescente uma quantia necessária e compre alguma coisa para você, como entradas para alguma peça de teatro ou a eventos esportivos, que normalmente não compraria.

E parabéns a você por ter chegado até aqui no Coaching Online!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s