Alimentos que transformam a sua energia!

Para ter o corpo dos nosso sonhos, é fundamental criar novos hábitos alimentares e rotinas de atividade física. Isso já sabemos.

Claro também que não podemos lutar contra a nossa tendencias genéticas em acumular mais ou menos gordura em um ou outro lugar. Até aqui a situação parece bem severa, e ainda se olhando no espelho tem aquelas gordurinhas localizadas que parecem nos desafiar.

Mas saber que tem uns alimentos que nos ajudam (sem algum esforço nosso dessa vez) a perder aqueles centímetros que tanto queremos ver desaparecer, dá uma aliviada, não é?

Vamos lá então, como estes alimentos funcionam (onde está a mágica?!) e até que ponto podemos esperar resultado deles? Eu gosto de dividi-los em categorias.

A maior parte deles entra na categoria dos termogênicos:

  • pimentas de todos os tipos;
  • gengibre;
  • cafe;
  • guaraná;
  • cacau;
  • chá preto, verde, branco;
  • mate;
  • citrus aurantium (fitoterápico).

Os termogênicos não fazem nada além de aumentar o metabolismo basal, alterando a capacidade do corpo de se manter aquecido, “apunto termogenesi” (uma das componentes do metabolismo basal, a outra é o nivel de hormonio tireoideo  TSH).

Para aquecer o corpo em medida maior, o termogênico vai mobilizar as reservas de tecido adiposo e trasformá-las em glicose, que é prontamente disponibilizada na corrente sanguinea. Por isso temos a sensação, quase a urgência, de querer gastar energia.

Alem dos termogênicos, gosto muito da L carnitina e da Garcinia do Camboja.

A carnitina, tomada numa única dose e não superior a um grama, funciona como vetor de  ácidos graxos (os triglicerídios, ou seja, aquelas moléculas que preenchem os adipócitos e que, portanto, formam  o tecido adiposo).

Estes ácidos graxos passam através da membrana celular e entram nas mitocôndrias (os orgãos celulares responsáveis pela produção de ATP), onde são oxidados para produzir energia.

Resultado, além de emagrecer, você vai ter mais energia e disposição! E isso tudo sem aqueles efeitos colaterais comuns dos termogênicos, que por exemplo não podem ser tomados por pessoas com hipotensão ou taquicardia.

A garcinia do Camboja inibe a enzima responsável pela digestão dos carboidratos. Sim, exatamente isso! a gente pode comer massa, pão o doces sem digeri-los e portanto, sem que estes gerem energia (calorias).

Considero muito importante para manter a motivação, especialmente nos momentos mais frustrantes – quando, por exemplo, não temos os resultados esperados -, saber que a natureza nos ajuda.

Sempre devemos lembrar, porém, que não podemos esperar milagres, e a primeira coisa a mudar deve ser o nosso jeito de “pensar” a alimentação e perceber o nosso corpo. Mas isso é assunto para outro artigo.

Anúncios

Um comentário sobre “Alimentos que transformam a sua energia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s