Para ter o corpo dos nosso sonhos, é fundamental criar novos hábitos alimentares e rotinas de atividade física. Isso já sabemos.
Claro também que não podemos lutar contra a nossa tendencias genéticas em acumular mais ou menos gordura em um ou outro lugar. Até aqui a situação parece bem severa, e ainda se olhando no espelho tem aquelas gordurinhas localizadas que parecem nos desafiar.
Mas saber que tem uns alimentos que nos ajudam (sem algum esforço nosso dessa vez) a perder aqueles centímetros que tanto queremos ver desaparecer, dá uma aliviada, não é?
Vamos lá então, como estes alimentos funcionam (onde está a mágica?!) e até que ponto podemos esperar resultado deles? Eu gosto de dividi-los em categorias.
A maior parte deles entra na categoria dos termogênicos:
-
pimentas de todos os tipos;
-
gengibre;
-
cafe;
-
guaraná;
-
cacau;
-
chá preto, verde, branco;
-
mate;
-
citrus aurantium (fitoterápico).
Os termogênicos não fazem nada além de aumentar o metabolismo basal, alterando a capacidade do corpo de se manter aquecido, “apunto termogenesi” (uma das componentes do metabolismo basal, a outra é o nivel de hormonio tireoideo TSH).
Para aquecer o corpo em medida maior, o termogênico vai mobilizar as reservas de tecido adiposo e trasformá-las em glicose, que é prontamente disponibilizada na corrente sanguinea. Por isso temos a sensação, quase a urgência, de querer gastar energia.
Alem dos termogênicos, gosto muito da L carnitina e da Garcinia do Camboja.
A carnitina, tomada numa única dose e não superior a um grama, funciona como vetor de ácidos graxos (os triglicerídios, ou seja, aquelas moléculas que preenchem os adipócitos e que, portanto, formam o tecido adiposo).
Estes ácidos graxos passam através da membrana celular e entram nas mitocôndrias (os orgãos celulares responsáveis pela produção de ATP), onde são oxidados para produzir energia.
Resultado, além de emagrecer, você vai ter mais energia e disposição! E isso tudo sem aqueles efeitos colaterais comuns dos termogênicos, que por exemplo não podem ser tomados por pessoas com hipotensão ou taquicardia.
A garcinia do Camboja inibe a enzima responsável pela digestão dos carboidratos. Sim, exatamente isso! a gente pode comer massa, pão o doces sem digeri-los e portanto, sem que estes gerem energia (calorias).
Considero muito importante para manter a motivação, especialmente nos momentos mais frustrantes – quando, por exemplo, não temos os resultados esperados -, saber que a natureza nos ajuda.
Sempre devemos lembrar, porém, que não podemos esperar milagres, e a primeira coisa a mudar deve ser o nosso jeito de “pensar” a alimentação e perceber o nosso corpo. Mas isso é assunto para outro artigo.
Excelente, Sarita! Estreou maravilhosamente em nosso blog, valiosa e qualificada sua visão sobre alimentos e termogênicos. Parabéns!