Diet Coach Online – Semana 2 – Dia 10 – Estabeleça metas realistas de emagrecimento

abdomen-sarado-1-298x300

É fundamental você estabelecer metas que sejam ao mesmo tempo desafiantes e realistas, e motivem você. Uma meta é algo que deve te deixar motivado, e não desanimado.

Não adianta dizer que vai emagrecer 30 kg nos próximos 6 meses, se isso está muito fora da sua realidade. Isso não é meta, é autosabotagem.

Crie metas realistas e atraentes

É melhor você começar com uma meta realista e alcançável, digamos, perder 1 kg nas próximas 3 semanas, e fazer com que atingir esta pequena meta te anime para estabelecer novas metas, mais desafiantes.

Lembra quando eu mencionei que o princípio de emagrecer é criar um novo hábito de alimentação e vida saudável?

Um novo hábito é um comportamento que você repete várias vezes porque te dá alguma recompensa que te prometa prazer ou te alivie dor e desconforto. Este é o segredo de criar um hábito.

Se você começa como um carrasco, se impondo uma missão impossível e se chicoteando como um chefe autoritário quando, previsivelmente, não atinge seu objetivo, onde está o prazer e o reforço que criam o hábito?

Carrasco_Quebecois

Eu me lembro que, no passado, quando tentava sem sucesso emagrecer, com cerca de 100 kg e 1,80 m de altura, com cerca de 35 anos, eu sempre dizia para mim mesmo que queria chegar aos 80 kg e que esse era meu peso ideal.

O problema é que esta meta estava muito distante da minha realidade e, longe de me dar motivação e prazer. E o número 80 não tinha nada de prazeroso em si mesmo…

No entanto, eu resolvi finalmente emagrecer, depois de ver minha pressão arterial subir a 16 por 10 depois de uma reunião tensa de trabalho, e ao escutar a enfermeira do posto de saúde no trabalho dizer que se eu não fizesse nada, eu estaria hipertenso como meus pais…

Depois desse dia, eu finalmente resolvi me colocar uma meta – a minha meta era: eu não quero ser hipertenso como meus pais, eu quero emagrecer para estar com a pressão arterial saudável e viver com qualidade de vida até os 100 anos.

Essa nova meta era realista, alcançável, e, o mais importante, uma meta atraente para mim.

Uma meta numérica como ter 80 kg em 6 meses é correta do ponto de vista objetivo ou mesmo administrativo, mas tem pouca chance de funcionar do ponto de vista psicológico e emocional.

A meta tem que ser algo apaixonante, tem que ser uma imagem que envolva sua emoção e motivação.

Lembro de uma frase que diz que meta é um sonho com um prazo. É a melhor definição de meta que já ouvi.

como-tornar-o-seu-sonho-em-realidade-6-62

Sonho com um prazo de entrega

Imagine como quer ser, se veja e se sinta com o corpo, com a saúde, com a disposição e com a vida de uma pessoa magra e saudável – imagine isso vividamente – e descreva esse sonho de forma específica, e com um prazo realista.

 

Divida sua meta de longo prazo – o que quer atingir, no final das contas – em etapas realistas – “suaves prestações”

No meu caso, queria ser saudável e livre da pressão arterial – mas como dividir esse sonho em pedaços? Eu estava com 97 kg, e minha primeira meta era atingir 95 kg em 1 mês. Acabei atingindo em 2 semanas. A próxima meta era atingir 90 kg, e consegui a façanha em 1 mês, numa média de 1 kg por semana.

Não importa se você pretende eliminar 1 kg por semana ou por mês, o importante é sonhar um sonho grande com um prazo, e dividir esse sonho em suaves prestações que você possa pagar – suas metas de curto prazo.

Cada vez que emagrecer algo, comemore. Chame os amigos ou seu coach de dieta e festeje com eles. Ou então dê um presente para você QUE NÃO SEJA COMIDA. Lembre-se que é fundamental se recompensar a cada pequena conquista para reforçar seu novo hábito.

É mais importante comemorar seus pequenos sucessos do que esperar até conseguir emagrecer bastante e se sentir bem com os esforços que está fazendo.

aceitacao-aplauso-atuar-humildade-teatro-egocentrismo-narcisismo1

Quanto Mais Devagar Você Emagrecer, Melhor.

Você não gostou muito de ouvir isso, certo? Durante a primeira semana, você poderá perder vários quilos. Mas isto é comum agora porque, no início da dieta, a maior parte do peso perdido é derivado, na verdade, da perda de água e não da gordura.

Provavelmente, você não continuará emagrecendo com essa rapidez, portanto não desanime.

Na verdade, além de não existirem benefícios em emagrecer rapidamente, existe uma grande desvantagem. Quando você diminui de repente a quantidade de alimentos que consome, seu organismo, para se proteger, torna mais lento o seu metabolismo.

É a resposta natural de seu corpo para lhe proteger da morte por inanição.

Especialistas em emagrecimento concordam que sua meta de perda de peso deveria ficar entre 450 e 900g por semana. Mas, está ótimo se você emagrecer apenas 250g, em média, toda a semana.

 

metas

Em que você está pensando?

Leia os seguintes pensamentos sabotadores e suas respostas adaptativas para ajudá-lo a se comprometer a emagrecer poucos quilos de cada vez.

Pensamento sabotador:

“Não vou ficar satisfeito a menos que alcance meu peso ideal. Não mereço elogios enquanto não chegar a esse peso”.

Resposta adaptativa:

“Preciso aprender a ficar feliz com pequenas realizações. Comemorar eliminar 1 ou 2 quilos irá melhorar meu humor e minha confiança”.

Pensamento sabotador

“Emagrecer entre meio quilo e um quilo por semana é muito pouco”.

Resposta adaptativa:

“Quanto vai importar, daqui a alguns anos, o tempo que levei para emagrecer? Preciso me lembrar ‘porquê’ é importante emagrecer devagar. Meu sucesso a longo prazo depende disso”.

QUANDO VOCÊ ACEITAR O FATO DE QUE DEVO TER COMO META EMAGRECER POUCOS QUILOS DE CADA VEZ, FAZER DIETA SERÁ MAIS FÁCIL.

Fonte: Beck, Judith – Pense Magro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s