Diet Coach Online – Semana 2 – Dia 12 –Esteja 100% presente enquanto come

Mindful-Eating1

A alimentação consciente, chamada em inglês de “Mindful eating”, consiste numa atitude de total presença e desfrute do momento presente enquanto se come, ao invés de comer de forma inconsciente, automática e distraída como às vezes fazemos.

É inspirada na meditação, no estado de presença no aqui e agora, na observação sem julgamento de sensações e emoções, e tem sido adotada por psicólogos para lidar favoravelmente com a ansiedade e com os pensamentos obsessivos e compulsões, como a compulsão de comer.

Os princípios da alimentação consciente são: Estar 100% presente, observar, saborear e aceitar sem julgar o que ocorre.

dj-mindful-blog480

Esteja 1oo% presente, alerta e plenamente consciente enquanto come

Isto significa evitar distrações e fazer outras coisas enquanto estiver comendo, como assistir TV, ler um livro, futucar seu ephone ou mesmo falar sem parar com as suas companhias durante uma refeição.

Sente-se ao comer. Isto mostra que você se compromete 100% ao ato de comer, e dá a esse ato a importância que merece. E evita também o péssimo hábito de beliscar e petiscar distraidamente…

Observe seu corpo e suas sensações

Esteja atento aos sinais de seu corpo. Seu corpo fala com você através de sensações e emoções. O que ele te diz a cada momento: estou com fome? cansado? estressado? ansioso? irritado? Procure prestar atenção ao que ele diz, e responder a ele de forma amorosa e adulta.

Se seu corpo se sente ansioso e isso dispara a vontade de comer, reconheça a ansiedade e ao invés de responder automaticamente a essa emoção atacando uma caixa de doces ou um prato enorme de comida, procure se perguntar de onde vem a ansiedade e como pode lidar com ela de forma a aliviá-la de outra forma sem ser comendo.

imagesCAKOHNOH

Saborear

Desfrute e saboreie cada pedaço de sua comida como se fosse uma prece, uma meditação, como se fosse a comida mais deliciosa do mundo, e realmente que seja, nesse momento.

Envolva plenamente todos seus sentidos enquanto come. Sinta a textura do alimento, escute o barulho do alimento sendo mastigado, e enquanto o manuseia, sinta o sabor, a maciez, as fibras, observe as cores, sinta o aroma, o cheiro, o perfume… delicie-se com cada sensação…

Experimente fechar os olhos e saborear o alimento focando no sabor do alimento, e depois passe a focalizar em cada um dos outros sentidos… a cor, o cheiro, a textura…

photo-mindful_eating

Aceite o que existe agora sem julgar

Aceite-se inteiramente como você é agora mesmo, sem críticas e julgamentos. Ame seu corpo como é agora. Não espere chegar ao peso ideal para se amar e se aceitar. Aceite seu corpo como é agora e crie um compromisso de tratar bem de você e de seu corpo e ter cuidado e paciência consigo daqui por diante.

Busque no emagrecimento uma forma de ser mais saudável e feliz, e não se impor a si mesmo ou a si mesma uma ditadura autoritária da beleza e da autoprivação que só aumentarão sua ansiedade e sofrimento, e irão trabalhar contra seu emagrecimento natural e saudável.

Se você tiver uma recaída e se desviar de seu plano de emagrecimento, evite se culpar e se acusar. Não é o fim do mundo. Recomece de onde parou e se comprometa a cuidar de você e de seu corpo para ter um corpo e uma vida saúdavel e prazerosa.

Se escolher comer um pedaço daquele calórico doce ou outra guloseima, desfrute-o com intensidade e prazer, estando 100% presente, mordida a mordida, e não simplesmente o devore sem saborear.

Evite se criticar, se julgar e compara seu corpo com o de outras pessoas. Trate-o com carinho e amor, e ele irá corresponder na mesma medida.

imagesCAC74PWY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s