10 dicas para ter uma alimentação consciente

images (10)

A alimentação consciente não é uma dieta. Faz parte de uma atitude de ser inteiro, de um estilo de viver consciente, presente no aqui e agora e na aceitação sem julgamento ou apego das sensações e emoções no seu corpo.

A alimentação consciente nasceu a partir da filosofia prática chamada Mindfulness, que foi inspirada nos estados meditativos e tem sido usada na terapia cognitiva comportamental para tratamento dos estados de ansiedade e compulsão.

Veja, para isso, a recente reportagem do Guardian Post sobre os efeitos positivos da Meditação Mindfulness no tratamento da ansiedade.http://www.theguardian.com/society/2013/feb/26/mindfulness-meditation-depression-nhs


Mindfulness
poderia ser traduzido como atenção plena – ser presente e estar atento  no momento presente.

É um estado de presença tranquila e relaxada que, na verdade, não ocorre só na alimentação, mas como um convite para estar alerta e presente em cada atividade do dia.

A alimentação consciente significa estar presente, atento e alerta ao aqui e agora, consciente de seu corpo, de suas emoções, de suas sensações e pensamentos, sem, no entanto, se apegar a essas emoções e pensamentos.

Implica em perceber seu corpo como um observador atento, paciente e amoroso, sem fazer julgamentos ou críticas, sem comparar seu corpo com outros, aceitando-o como está agora e observando e aprendendo com cada experiência.

Outro elemento importante da alimentação consciente é o saborear,

Chamado em inglês “savoring”, que implica em experimentar o momento presente de forma prazerosa, deleitando-se, usando ao máximo todos os sentidos – tato, olfato, visão, audição, paladar, e sua percepção.

A idéia é se alimentar com mais atenção e para a comida, em vez de comer , inconscientemente, como a maioria de nós faz a maior parte do tempo.

Mindful-Eating (4)

A alimentação consciente envolve cultivar novos seus hábitos alimentares , cultivando uma maior consciência de seus sentimentos de fome, com os potenciais gatilhos emocionais para comer, e cultivando o prazer e a alegria de experimentar os alimentos com toda intensidade sensorial.

Entrar em contato com esses sentimentos e sensações pode ter um efeito poderoso sobre seus hábitos alimentares e pode ajudar você a perder peso , eliminando o hábito de comer por motivos emocionais ou por distração e estar atento para aprender a reconhecer seus sinais de saciedade e comer apenas o necessário, respeitando os ritmos e sensações do seu corpo.

A alimentação consciente também pode ajudar você a fazer escolhas alimentares saudáveis ​​, obtendo-lo em contato com alimentos que seu corpo realmente precisa e deseja.

Tem sido demonstrado por pesquisas científicas que se alimentar de forma consciente tem um impacto positivo sobre a perda de peso bem como transtornos e compulsões alimentares. Um estudo conduzido pelo NIH constatou que os participantes perderam entre 3 e 10 kg durante 12 semanas , praticando a alimentação consciente .

Abaixo seguem 10 dicas para ajudar você a começar a comer mais conscientemente.

 

1) Visualize Antes de dar a primeira mordida

Visualize-se comendo devagar e imagine-se comendo apenas até estar se sentindo em estado de saciedade. Feche os olhos , tome algumas respirações profundas e comece a cheirar a comida para identificar os diferentes aromas .

Beautiful young girl relaxing in nature andeating an apple

2) Deleite-se na experiência da primeira mordida

Dê a primeira mordida no alimento em sua boca e, em seguida, pouse os talheres à mesa. Focalize sua atenção na textura e sabor da sua comida, enquanto mastiga o alimento. Aproveite bem a mordida antes de, enfim, engolir o alimento.

Imagine a comida descendo pela sua garganta suavemente até chegar ao seu estômago.

 

Repita a mesma atitude a cada mordida.

3) Mastigue devagar

A digestão começa na boca, com a ação da saliva. Quando mastigamos os alimentos muito rapidamente , não só acabamos comendo mais, como tornamos a digestão no estômago e intestinos mais difícil. E não damos tempo para o cérebro entender que nosso corpo já recebeu o que precisava comer em termos nutricionais.

Como você mastigar cada mordida , observe atentamente a textura do alimento e o sabor de cada ingrediente.  Experimente fechar os olhos para sentir melhor o que está comendo. Mastigue bem até que perceba que já usufruiu ao máximo do sabor e das experiências de cada pedaço e só então engula esse pedaço.

 

4) Invista um tempo de qualidade na sua refeição

É sabido que  o cérebro leva cerca de 20 minutos para obter o sinal de que seu corpo está cheio , então se você comer muito rapidamente, é provável que você irá consumir mais do que você realmente precisa para sentir saciedade.

É mais saudável levar o tempo que for necessário para comer com calma. Reserve o espaço para comer em sua agenda com a mesma importância que teria uma reunião com um cliente importante ou o chefe.

Tome alguns goles de água entre as mordidas para limpar o seu paladar, de forma que cada mordida signifique uma experiência nova .

mindfulness_kbt

5) Use seus cinco sentidos 

Ao preparar sua comida e depois ao saboreá-la , tente se concentrar em cada um dos cinco sentidos.

Qual é o seu som encontrado enquanto ele está sendo preparado? Preste atenção extra para organizar a sua comida lindamente no seu prato – o que pode aumentar o prazer de comer, e é por isso que muitos restaurantes gourmet são famosos por sua apresentação estética dos pratos.

Enquanto está comendo, concentre-se no cheiro , bem como no gosto e na sensação da comida na boca durante a mastigação .  Entrar em sintonia em cada um dos 5 sentidos vai aumentar muito o prazer da sua refeição.

 

6) Desligue as distrações e entre em sintonia com o alimento

Enquanto come , procure se desligar de distrações como a televisão, rádio, computador ou até mesmo leitura. Isso vai ajudar você a se concentrar em sua refeição.

Coma em uma mesa  onde você possa se sinta confortável e não permita quaisquer outras distrações durante a sua refeição.

mindful-eating (1)

7) Ouça o seu corpo

Quando você sentir fome, diferencie entre o desejo da sua mente por um prato específico e a necessidade de seu corpo por uma fonte de alimentos mais gerais. Preste atenção o seu corpo para determinar que tipo de comida realmente você precisa.

Se a primeira coisa que vem à sua mente é um desejo de comer um hamburger, pergunte-se se a real necessidade de seu corpo não é de um pedaço de carne menos calórico que o hamburger. Quando você estiver um desejo por por açúcar, pode ser que seu corpo esteja realmente precisando de uma fruta. E assim por diante.

 

8) Concentre-se em em sensações de fome e saciedade

A cada mordida, verifique suas sensações corporais para ver se você já começou a se sentir satisfeito. Uma vez que você fizer isso, pare de comer e limpe o prato e a cozinha . Lembre-se que você pode comer de novo sempre que estiver verdadeiramente com fome.

 

9) Livre-se da culpa

Está tudo bem se você comer alimentos que você deseja, mesmo que eles não sejam muito bons para você. Quando você optar por comer um doce , permita-se desfrutar uma pequena quantidade sem culpa.

A idéia é que quando você se concentra sobre suas sensações de fome , plenitude e saciedade , bem como fica atento e presente saboreando a experiência de comer prazerosamente a comida, você ficará satisfeito com menores quantidades de alimentos.

Essa pequena quantidade de alimentos, digerida de forma consciente – mesmo que eventualmente um pedaço de pizza ou um chocolate -não vai ficar no caminho de seus objetivos de perda de peso .

imagesCAC74PWY

10) Dê-se Opções

Para comer saudavelmente o seu corpo precisa de uma boa mistura de proteínas magras , vegetais fibrosos e frutas , carboidratos de queima lenta e gorduras saudáveis ​​. Faça uma lista de alimentos saudáveis ​​que você gosta que se encaixam em cada uma dessas categorias e mantenha esses alimentos acessíveis.

Abasteça sua geladeira com alimentos saudáveis e guarde na bolsa ou mochila, quando estiver em trânsito, os chamados “alimentos de combate”, como uma fruta ou barra de cereais.

Quando a fome vier, pergunte a si mesmo o que você mais quer comer naquele momento …. e depois desfrute plenamente cada pedaço,  prazerosamente !

 

Adaptado do site :  AthleanXXforWomen.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s