Resumo Executivo de Como Emagrecer Naturalmente em 15 minutos

Se pudesse resumir como emagrecer naturalmente em um resumo executivo de 15 minutos, seria o seguinte.

Um. Tenha uma meta de emagrecimento realista, atingível, apaixonante e desafiante. Escrevi o último tópico sobre isso, e tem muito mais a escrever. Você precisa enxergar, tocar, sentir, cheirar quem você quer se tornar, o que estará fazendo, quando chegar onde você quer no seu objetivo de emagrecimento. Meta é um sonho com prazo. Defina metas de curto, médio e longo prazo e se recorde delas diariamente.

Dois, estabeleça uma meta de consumo de calorias ou pontos. 

Eu, atualmente, estou com uma meta de 1200 calorias. Quando comecei, há 3 anos, a meta eram 27 pontos de Vigilantes do Peso. Ter uma meta é fundamental para ter onde mirar. A intenção é fundamental para direcionar a mente. Para onde sua intenção direciona, a energia flui. Outro amigo diz, o que quer que você coloque a atenção, isso cresce. Então, estabeleça uma meta.

Três, registre tudo o que tenha calorias (ou pontos).

Faça disso um hábito diário. Você só vai gastar no máximo 5 minutos com isso, garanto. Se tem preguiça para fazer isso, talvez você precise saber que é preciso pagar um preço para ter o que se quer.

Não se obtém nada da vida sem sair da zona de conforto, e certamente registrar o que se come não é a tarefa mais divertida do mundo. Mas ela te aumenta a consciência do que come, dos dias e momentos em que comete excessos, dos dias em que manda bem, e do por que você está emagrecendo, parado ou engordando.

Emagrecer é algo praticamente matemático. Se você ingere mais calorias do que gasta, você engorda. Se é o contrário, emagrece. Se empata, se mantém no mesmo peso. Sim, sim, é mais complexo do que isso, temos o metabolismo, as variações naturais de cada corpo, mas a essência é essa.

Hoje, existem centenas de bons aplicativos de registro de calorias ou pontos, a maioria gratuitos, em português, em android e iphone. Escolha o que seja mais simples para você e comece a registrar hoje mesmo tudo o que come.

Quatro, desenvolva e pratique a atenção e consciência plena do seu corpo, do seu ritmo, da sua fome.

Essa é a parte mais simples e a mais difícil, porque vai contra o status quo, de nossa criação. Os orientais são treinados a se manterem no presente, atentos às necessidades de seu corpo.

Nos, ocidentais, e talvez, o mundo globalizado, estamos acostumados a nos desconectar do corpo, comer porque está na hora, e não por que se está com vontade.

Erros de quem come sem consciência plena, automaticamente:

Comer por distração, e não por fome. Comer, porque se está com raiva ou feliz, e não porque o corpo realmente está demandando. Comer, porque passou em frente a uma lanchonete, porque viu um comercial, porque é bonito e colorido, porque é gostoso, e não porque realmente é o que seu corpo pede e precisa nesse momento.

Desligue o piloto automático ao comer.

Se está com fome, é preciso comer. Se não está, não coma só por distração. E saiba o que come. Quais seus nutrientes, que bem ou mal faz a seu corpo. Aumente sua consciência ao seu alimentar, ao se exercitar. Tenha consciência do que você quer, de seus valores ligados à saúde, bem-estar, beleza, autoestima. Reconecte-se com seu corpo, com suas necessidades.

Quatro. Exercite-se.

No mínimo, pratique alguma atividade física moderada como caminhar de forma que transpire, pelo menos 30 minutos por dia. É a coisa mais simples e acessível que qualquer um pode fazer, sem pagar ou frequentar academia, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Pratique esportes, atividades físicas de que goste e que possa fazer por muito tempo. Dançar, nadar, lutar, jogar futebol, vôlei, escalar, pedalar, você decide.

Desenvolva músculos. Manter músculos queimam calorias. Esse é um poderoso segredo de se manter magro… e forte.

Crie o hábito de se exercitar regularmente, por pelo menos 30 minutos, com atividade aeróbica intensa, de 3 a 7 vezes por semana. Isto é, correr, pedalar, dançar, lutar. Exercite o músculo do coração. Isso manterá seu metabolismo acelerado, o que faz de seu corpo uma máquina de queimar calorias.

Cinco. Tenha uma dieta equilibrada e saudável.

Sua dieta deve estar dividida de forma balanceada entre proteínas (carnes magras, peixes e vegetais), carboidratos de digestão demorada (frutas), gorduras boas, as insaturadas e poli-insaturadas (que vêm dos vegetais, como oleoginosas e sementes, e dos peixes), além de  vitaminas e sais minerais, que você encontra principalmente em verduras e legumes.

Se está na dúvida de que dieta seguir, siga essa: a dieta mediterrânea, que tem comprovação científica de emagrecer saudavelmente, e está baseada em frutas, legumes, peixes, queijos, vinhos, azeite.

Seis. Comece agora.

Não espere amanhã. Amanhã é só o hoje que você adiou. Faça algo. Caminhe hoje mesmo 30 minutos, matricule-se numa academia, pesquise sobre dieta mediterrânea, marque uma consulta com o nutricionista. Comece já, e logo começará a sentir os resultados.

Concluo com a citação do poeta Goethe sobre o poder da iniciativa, de começar agora.

“Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer ou sonhe que possa, faça. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s