Como criar um hábito vencedor para emagrecer?

Uma das coisas que tem mais têm me ajudado a me manter magro é criar uma rotina diária de praticar exercícios.

Todos os dias, caminho 30 minutos para ir ao trabalho, e mais 30 minutos para voltar. Acordo às 5 horas da manhã todos os dias úteis para meditar e fazer exercícios – musculação e corrida. Esta foi a parte mais difícil – ainda não gosto de levantar cedo, mas fazer isso foi a coisa mais revolucionária que fiz para meu processo de emagrecimento saudável: ter um horário certo para me exercitar diariamente.

Sei que, tendo criado esse hábito saudável, mesmo qualquer excesso ou desvio eventual num dia, ou num feriado ou fim de semana, será equilibrado e compensado no decorrer do tempo com a rotina.

O que importa mais? Um desvio de um dia ou outro ou a consistência de um hábito 365 dias por ano?

E a disposição obtida após a musculação ou corrida me dão o gás necessário para enfrentar um dia de trabalho renovado. Esse é o efeito virtuoso do hábito. Quanto mais se pratica, melhor se sente, e mais provável é querer repetir o novo hábito, o que o reforça ainda mais…

E sempre que tenho uma brecha, corro – como fiz ontem, no feriado. Fui correr com minha irmã no Parque do Gericinó, uma reserva ecológica do Exército em Nilópolis com uma pista ótima para correr e caminhar, e um visual de montanhas e lagos de descansar a vista.

O corpo se acostuma com o novo hábito, e o metabolismo responde com mais disposição para fazer exercícios e as atividades correntes da vida.

O processo de criação de um novo hábito – seja ele um novo comportamento, como levantar às 5 horas para correr, ou um novo padrão de pensamento ou crença, como acreditar piamente que é importante fazer exercícios e musculação para emagrecer e me manter magro – depende de duas coisas – repetição e prazer.

Repetição – no exemplo de levantar às 5 da manhã para correr, é necessário estabelecer um horário que seja possível manter, que seja “ecológico”, isto é, não prejudique as demais áreas da sua vida e até as otimize, e que seja possível repetir, fazer de novo, até entrar no “piloto automático”.

Nas primeiras semanas, foi muito difícil. Tentei malhar na hora do almoço, no fim do dia, mas sempre pintava um aniversário, almoçar com aquele amigo importante que você quer ver, ou estar cansado no final do dia, ou a reunião no trabalho que demorava para acabar.

Percebi que o único jeito de me manter magro era fazer exercícios diariamente, e para isso, o único horário em que ninguém ia querer invadir meu tempo, em que eu tinha o tempo só para mim, era 5 da manhã. E apesar de não adorar uma cama, e dormir até mais tarde, fui me dando conta de que era  a melhor opção.

Ainda sofro um pouco em alguns dias para levantar cedo, como depois de um feriado ou domingo, mas nessa hora levanto, mesmo “zumbi”, tonto de sono, faço minha meditação e depois vou fazer exercícios. Como adoro meditar, e isso me dá muito prazer, é mais fácil para mim levantar às 5 para fazer algo que realmente gosto, e , depois que medito, já estou mais acordado para correr.

Este é o segredo, associar repetição da ação ou padrão de pensamento que você quer estabelecer como hábito com o princípio do prazer – descubra algo agradável para associar com o novo hábito. No exemplo que dei, meditar.

Se sabe que é preciso introduzir o hábito de fazer exercícios para emagrecer, procure escolher a prática de uma atividade física que te dê prazer. A atividade física por si só libera endorfinas – os neurotransmissores do prazer.

Escolha fazer algo que realmente goste e que você irá querer fazer cada vez mais… Você prefere dançar, correr, nadar, jogar futebol, andar, andar de bicicleta, escalar montanhas, lutar? Há tantos esportes e atividades físicas quanto personalidades e gostos, então seja criativo, e siga o princípio do prazer ao escolher sua atividade física que você quer que se torne um hábito.

Outra forma de associar prazer ao hábito de fazer exercícios é  antecipar o prazer ao pensar nos resultados positivos que o novo hábito te dará – um corpo mais bonito, mais disposição para trabalhar, namorar, caminhar, passear, caber nas roupas, etc.

Imaginar a cena do futuro que você quer já acontecendo é uma forma deliciosa de se motivar e tornar mais provável a repetição do hábito.

Comece agora mesmo a criar seu novo hábito saudável: caminhar, correr, dançar, nadar… dê o primeiro passo, e verá que os outros se tornarão mais fáceis.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s