Resolvendo problemas no emagrecimento ANTES que aconteçam

corrida de obstaculos 03

Uma das coisas mais importantes e mais negligenciadas por pessoas que querem emagrecer, e que pode fazer a diferença crucial entre o sucesso e o fracasso, é antecipar e se preparar para os obstáculos que inevitavelmente irão surgir no caminho do emagrecimento.

Criar um plano que preveja os obstáculos e crie estratégias para lidar com eles é um passo fundamental em qualquer plano de ação bem feito.

Para escrever esse post, me inspirei na técnica de Contraste Mental, criada pela colega psicóloga Gabriele Oettinger, exposta no livro “Rethinking Positive Thinking: Inside the New Science of Motivation”, disponível na Amazon Books.

No livro, a autora comenta que o pensamento positivo sozinho não é suficiente para ajudar alguém a realizar seus objetivo, e é necessário visualizar também os obstáculos e as ações necessárias para contorná-los. Assim, você torna seu plano mais realista, menos fantasioso, e muito mais provável de ser realizado. Experimentos científicos comprovam a tese.

O pensamento positivo te dá emoções positivas e um estado de relaxamento que serão úteis como um combustível para a mudança, e abrem seu cérebro para novos aprendizados. E depois, com o tanque da motivação cheio de combustível, é hora de pensar nos passos e etapas que você deve realizar para que seus sonhos se tornem resultados tangíveis. E pensar também no que pode dar errado.

Vamos colocar isso em prática com a técnica do “SE (OBSTÁCULOS), ENTÃO (ESTRATÉGIAS)”, que faz parte da técnica do contraste mental.

Ok, você quer emagrecer. Digamos, 5 kg em 1 mês. Você se imagina cabendo nas suas roupas, envolve todos os sentidos nessa imaginação, ouve as pessoas te elogiando, o diálogo mental em sua cabeça dizendo que você conseguiu, sente o orgulho por ter chegado lá, se vê no espelho com o corpo saudável, bonito e atraente. UAU!!!!

Ao antecipar os resultados que quer em sua imaginação, você sente, provavelmente, alguma emoção positiva de satisfação, prazer, relaxamento.

Isto é o início da mudança. Porém, se parar aqui, é apenas encher o tanque, e você precisa saber dirigir, saber para onde quer ir, e andar por uma estrada cheia de obstáculos, barreiras, desafios. Motoristas imprudentes, óleo na estrada, sono ao digirir à noite, assaltantes, pedágios, buracos na estrada, risco de furar o pneu…

Então, trazendo a metáfora para seu processo de emagrecimento, você imagina um dia típico, com os desafios, barreiras e dificuldades que provavelmente irão surgir entre você e sua meta de emagrecer. Aquele bolo na festa de aniversariantes do mês no trabalho, o restaurante cheio de opções de massas, quitutes, sobremesas açucaradas, o colega que te oferece um doce ou um biscoito na baia ao lado, os eventuais ataques de fome no meio do dia… Só para enumerar alguns…

Enumere os obstáculos numa lista exaustiva, dos mais prováveis aos mais improváveis. Capriche na lista. Não passe para a etapa seguinte antes de preencher pelo menos 1 página com os possíveis problemas, riscos e obstáculos. Seja o mais PESSIMISTA possível.

Agora, pegue o primeiro obstáculo e aplique a seguinte fórmula:

“SE (OBSTÁCULO), ENTÃO (ESTRATÉGIA)”

Exemplo: SE eu participar da festa de aniversariantes do mês, ENTÃO (ESTRATÉGIAS):

EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS / AÇÕES PREVENTIVAS

– Eu vou comer uma barra de cereais ou uma fruta antes para chegar na festa saciado

– Eu vou dar uma desculpa e não vou na festa.

– Eu vou me lembrar de todos os benefícios de emagrecer e vou ficar só bebendo água e comendo salada de frutas.

-Eu vou malhar 1 hora na academia fazendo exercício aeróbico para ganhar um crédito de 300 calorias que me permitirão comer um pedaço pequeno de bolo

– Ler meu cartão de enfrentamento com as vantagens de emagrecer e as desvantagens de permanecer obeso ou com sobrepeso para a minha saúde e estilo de vida.

– ETC…

Um exemplo de cartão de enfrentamento com as vantagens de emagrecer para uma mulher:

EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS / AÇÕES CORRETIVAS

Digamos que você foi na festa e acabou cedendo à tentação… isso também precisa entrar na análise de risco. Erros acontecem. Desvios também. Não é que você está criando uma desculpa para errar. Você está considerando os riscos e erros possíveis. E se o pior acontecer? Preveja o erro e o fracasso e o que irá fazer em seguida. Sentar na calçada e chorar não resolve. Algumas possíveis estratégias para lidar com o erro DEPOIS de que ele aconteceu.

– Perdoar-me, aprender algo com o erro para que não o repita, e anotar a lição aprendida.

-Eu vou à academia logo depois e vou fazer 1 hora de spinning.

– Eu vou compensar e ficar só na salada e sopa de legumes no jantar e no resto do dia.

– Eu vou contabilizar os pontos ou calorias e vou compensar no resto da semana.

– Eu vou ceder só no primeiro pedaço de bolo ou salgado e vou complementar com uma barra de cereal.

– Vou elaborar e ler um cartão de enfrentamento como esse-“ Não é só porque comecei e pratiquei um pequeno deslize que preciso jogar tudo para o alto e comer tudo o que vejo pela frente. Cada pedaço conta. Vou retomar de onde parei e continuar minha dieta.

– ETC

Você já entendeu o processo. Para cada possível obstáculo, erro, problema, risco, barreira, desafio, dificuldade… aplique o princípio “SE (PROBLEMA), ENTÃO (ESTRATÉGIA – AÇÃO PREVENTIVA/CORRETIVA), antecipando os problemas e as estratégias vencedoras para lidar com eles, antes que aconteçam.

Depois de fazer sua lista de problemas e estratégias para enfrentá-los, é hora de praticar. Mas você não precisa esperar o problema acontecer. Antecipe-o na sua imaginação. Faça de sua mente um simulador, treinando em sua imaginação você vivenciando as situações desafiantes, e colocando em prática suas estratégias. Aproveite para ajustar, revisar, tornar as ações mais realistas. Sinto muito, você não é o super homem ou mulher maravilha. SEJA REALISTA.

MAS tudo isso funciona, você me pergunta. COM CERTEZA, se você começar a colocar em prática AGORA. Apenas ler esse post e não fazer nada a respeito é o obstáculo mais comum que a maioria das pessoas enfrenta e sobre o qual não faz nada a respeito. Como irá lidar com o obstáculo de ler mais uma informação útil que pode te ajudar a emagrecer e deixar para depois?

Então, o que irá fazer AGORA para enfrentar esse obstáculo?

SUCESSO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s