Com certeza você já planejou suas metas para 2016, mas você já pensou no que fazer aqui e agora para alcançá-las?

Com a chegada do fim do ano é de praxe, as pessoas fazerem promessas que são clássicas para o ano que se aproxima, uma delas é certamente, começar uma nova dieta e mudar de vida.

Compartilhando algumas experiências com os colegas de trabalho e com vocês, os meus leitores, percebo que quando o assunto é emagrecimento todos têm informações que estão disponíveis à vontade na internet. Dicas sobre o que tem que comer, ou qual é o exercício ou a dieta da moda. Questiono-me, por que mesmo tendo todas as informações sobre saúde e beleza nas redes, as pessoas simplesmente não conseguem emagrecer? Ou, se emagrecem, sofrem o tal efeito sanfona? Pesquisas científicas comprovam que 70% das pessoas que começam a fazer dieta, inicialmente emagrecem e depois de aproximadamente dois anos voltam a engordar de novo. Por que isso acontece?

Simplesmente porque as pessoas querem alcançar um resultado sem mudar os padrões de comportamento, os hábitos, que as fizeram engordar. São quatro os passos para o emagrecimento saudável que a ciência comprova que funcionam de forma duradoura: a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos no seu dia a dia, ter os padrões mentais e comportamentais de uma pessoa magra e exercitar a atenção e consciência plena diariamente.

Você, que hoje está insatisfeito em relação ao seu peso, com a sua saúde, com taxas de colesterol e glicose, não imagina que esses fatores são resultados de velhos hábitos, que são repetidos de forma errada. Tudo isso contribui com os comportamentos sabotadores que atrapalham o processo de emagrecimento.

Enfim, para chegar na sua meta pessoal, a questão é mudar os velhos hábitos e criar novos, repetindo os novos comportamentos que te conduzirão ao sucesso. Essa é a chave para a mudança. Nós somos seres de hábitos, precisamos criar novos hábitos e repeti-los. Senão, adivinhe, você repetirá automaticamente os velhos hábitos que te farão repetir os mesmos resultados que você hoje tem!

Quais os novos comportamentos que eu preciso repetir na minha vida diária para emagrecer?

Caminhar mais, frequentar mais a academia, voltar a praticar aquele esporte que gosta, comer mais frutas, beber mais água, comer alimentos com mais fibras, mastigar mais devagar, evitar ver televisão enquanto se alimenta e outras distrações. Enumere aqui a lista dos comportamentos que você precisa fazer mais, ou fazer menos, para emagrecer de forma natural.

Como é que eu mudo os meus hábitos? A resposta é a tomada de consciência dos obstáculos mentais e emocionais que sabotam seu processo de emagrecimento e fazer escolhas inteligentes, que te aproximem do novo resultado que você quer, momento a momento. A essa tomada de consciência e escolha inteligente no aqui e agora, eu chamo de mindfulness (atenção plena).

Isto significa estar atento, aqui e agora naquilo que é importante para você, ou seja, os seus valores, o que você valoriza mais. Por que é importante para você emagrecer? O que você ganha quando emagrece? O que isto traz de importante, de significativo e de valor para sua vida?

Responda o que vier à sua cabeça: saúde, bem-estar, beleza, autoestima, ficar mais atraente sexualmente. A sua resposta à pergunta é: Por que é importante para você emagrecer? É única a sua digital, que é o cartão pessoal e intransferível para seu sucesso no emagrecimento. E não dá para pular essa etapa.

Emagrecer é só um instrumento para você atingir algo mais importante que enriquecerá sua vida, te trazendo mais saúde, satisfação, te ajudando a dormir melhor, a ter melhor disposição física, a ficar mais bonito ou bonita, ter orgulho de você, estar bem com seu corpo. Porque tudo isso é muito importante para você!

Traga à sua consciência a escolha do que é mais importante para você quando estiver diante de um dilema entre se aproximar de seus valores de saúde e bem-estar ou de ceder ao prazer imediato de um rodízio de pizza, ou quando estiver com aquela preguiça de fazer exercícios, ou seja qual for o obstáculo que estiver, repetidamente, te atrapalhando a emagrecer. O que é mais essencial, saborear a preguiça e matar a academia, ou dar um passo em direção à sua saúde, à sua autoestima, ou o que quer que seja importante para você?

Os nossos valores são o combustível que nos motiva para mudar nossos hábitos, então, para emagrecer você precisa de motivação! Lembrar sempre por que é importante para você emagrecer, e quais os novos comportamentos que te levarão a se aproximar desses valores, é o que vai te trazer mais disposição para mudar seus hábitos alimentares, praticar mais exercícios e enfrentar os obstáculos que naturalmente virão no caminho rumo à saúde, beleza e bem-estar.

Conte comigo para apoiar você no seu sucesso e saúde, além de te aproximar dos seus objetivos!

(Emerson Pacheco)

_Comer besteira não é uma recompensa, é.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s