Como se alimentar melhor na correria do dia a dia

Correria no dia a dia para comerQuem nunca falou ou escutou alguém dizer, que não tem tempo para passear com os filhos ou buscá-los na escola, de andar de bicicleta, de se relacionar com alguém ou até mesmo de assistir aquele filme predileto em casa?

Se você se identificou ou conhece uma pessoa próxima que não tem tempo para nada, certamente, vocês reconhecem que não param para comer de forma correta e muito menos saboreiam uma refeição saudável, não é mesmo?

Para orientar vocês nesta semana, falaremos dos desafios de comer corretamente para aqueles que precisam de tempo, porque vivem no estresse diário e acabam aderindo à lanches não inteligentes, que substituem o almoço, por exemplo.

Começaremos enumerando algumas estratégias para você conseguir ter tempo para comer melhor e de se cuidar. Nos próximos posts darei dicas de como fazer escolhas para não perder seu tempo e nem a sua saúde.

O que fazer em um dia estressante?

Baixe um aplicativo de monitoramento de calorias ou pontos de alimentos e de exercícios e lance nos intervalos entre as refeições as porções de alimentos que for comendo. Exemplos de aplicativos gratuitos: My Plate (em inglês) ou APP boa forma (em português). Existem dezenas de outros aplicativos gratuitos de controle de calorias ou pontos e você pode escolher o que mais gostar. O importante é que ele tenha a opção de calcular diariamente a soma das calorias ou pontos de cada alimento que você ingere, as calorias consumidas de exercícios físicos, e possa criar metas de peso e de ingestão calórica diária. Lembre-se de lançar no aplicativo  as pequenas porções de alimentos que belisca, porque isso aumentará sua consciência sobre as calorias ingeridas em cada vez que belisca.

  • Outro hábito do dia a dia corrido: se não teve tempo de malhar ou fazer esportes num dia agitado procure fazer qualquer atividade física simples como: descer do elevador uns três andares ou mais, antes e suba de escadas. Ou experimente descer do ponto de ônibus em numa estação anterior e faça disso um hábito. No final do dia de trabalho, isso pode fazer uma boa diferença em termos de consumo de calorias.
  • Para eu emagrecer 30 kg em 6 meses, adotei o hábito de caminhar diariamente pelo menos 30 minutos por dia numa marcha intensa: que faz vc suar a camisa e manter a boa forma.
  • Você sabia que a Organização Mundial e Saúde (OMS) recomenda que, para a manutenção da saúde e prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo o hábito, é recomendado uma caminhada diária de 30 minutos. Então além de emagrecer você ainda sai do grupo de risco para diversas doenças cardiovasculares simplesmente por deixar de ser sedentário.
  • Outra dica importante: use o tempo de caminhada para meditar, ouvir um áudio livro que goste ou para ouvir aquela música legal. Ou simplesmente para contemplar a natureza. O segredo é associar o novo hábito com recompensas prazerosas (exceto comida, é claro kkk). O importante é fazer do exercício parte integrante do seu dia como escovar os dentes ou comer e não um acontecimento especial.”

O que você não pode fazer é culpar o estresse e não se mexer!

Quais são os seus desafios alimentares? Pense nisso e lembre-se que tudo é uma questão de repetir um hábito novo.

Até a semana que vem e que tal falarmos sobre férias…

(Emerson Pacheco)

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s