Enfim, as férias chegaram!!!!

Férias até que enfim

Até que enfim conseguimos tempo para as férias!

Continuando a nossa conversa da semana passada, você, que não tem tempo para nada por causa da correria do trabalho, conseguiu uns dias preciosos para curtir as suas férias com a família.

O verão chegou e mesmo de férias, você continua preocupado com o tempo, se perguntando se as atividades que foram programadas cabem no curto espaço de tempo que você tem. Não quero dizer que você não esteja certo, entendo essa correria, até porque, esperamos o ano todo por essa oportunidade e não podemos desperdiçar nem um minuto sequer, não é mesmo?

Para você que, como eu, deseja aproveitar as tão desejadas férias, além dos cuidados que devemos ter de não abusarmos do sol, uma outra coisa que não podemos nos descuidar é com a nossa alimentação e atividade física. Afinal, nosso cuidado com a saúde, o bem-estar, a autoestima e a beleza não tiram férias, certo?

Além disso, nessa época do ano precisamos ter a atenção redobrada com a hidratação do corpo, consumindo bastante água, no mínimo dois litros ao dia e bebendo água de coco e sucos, que são saudáveis. Alimentos leves, naturais e frescos são boas pedidas também devem ser incorporados às refeições: as frutas, legumes e verduras, que são nutritivos e possuem alto percentual de água em sua composição.

Veja outras dicas bem práticas e simples para você não se preocupar com o que comer e acertar na escolha dos alimentos:

Na praia…

Beba bastante água e água de coco. Evite os refrigerantes (mesmo os light e diet) e sucos açucarados. Entre o suco e a fruta, prefira a fruta que tem a mesma quantidade de calorias e sacia por muito mais tempo.

Se for ingerir carboidratos, dê preferência às frutas, tapiocas e outros carboidratos ricos em fibras, de absorção lenta, que provocam mais saciedade. Tenha sempre no carro e na bolsa térmica, frutas e barras de cereais para as horas de fome e impulsos de comer.

Tome cuidado com os ambulantes vendendo toda sorte de guloseima de procedência duvidosa e normalmente hipercalórica. Quando sentir ânsia de comer, saque uma fruta ou barra de cereais ou beba água.

E se surgir aquela oportunidade de tomar aquela cervejinha para confraternizar com amigos, pode? Bem, coloque na cabeça que não existe alimento proibido, a quantidade e o tamanho da porção é o que importam, e tudo o mais que você come e bebe em um dia, e se você compensa um eventual excesso de calorias praticando exercícios físicos que queimem calorias.

Por exemplo, se você tomar um ou dois copos de cerveja e o resto do dia bebe água e depois faz aquela caminhada ou corrida de 30 minutos na praia, ou jogar meia hora de frescobol ou futevôlei, mais que compensou as cervejinhas, não tem problema!

Agora, se você tomar cerveja na praia o dia todo ou no churrasco, ingerindo copos e copos e ainda combinar com o tira-gosto calórico de frituras, carne com gordura, torresminho… e ainda ficar o dia de barriga para cima, só exercitando a língua na conversa… e ainda querer ficar em forma… só se for em forma de barrilzinho rs… não tem santa dieta que dê jeito.

O mesmo raciocínio serve para aquele passeio no hotel fazenda, na serra, na casa de campo, se for ingerir mais calorias que o normal, com doces, massas, bolos, e pratos exóticos, tudo bem. Mas se você está de férias, experimente comer e beber algo diferente, sem exageros, experimente uma porção pequena de um alimento exótico, evite repetir a dose, beba bastante água que ajuda a dar saciedade.

Só coma se estiver com fome e não porque tem que experimentar algo novo, ou porque pagou pelo prato, ou porque sabe Deus quando vai poder comer isso de novo… coma porque está com fome, e CO-MA DE-VA-GAR… E… SA-BO-RE-AN-DO… CA-DA …PE-DA-ÇO e PARE ao MENOR sinal de saciedade.

Quanto mais calórico for o alimento (um doce, massa, bebida alcoólica, fritura, etc), mais devagar você deve comer, e se ater a apenas uma porção desse alimento.

E, durante as férias, sempre procure fazer algum tipo de atividade física por pelo menos 30 minutos por dia, para se manter ativo: correr, caminhar, nadar, dançar, andar de bicicleta, mergulhar, andar de skate… aproveite as férias para experimentar um esporte ou exercício diferente e divertido.

Faça isso e suas férias serão sinônimo de diversão e prazer, sem culpa e sem preocupação de engordar.

Até a nossa próxima dica de verão…

(Emerson Pacheco)

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s