Saia da rotina, saúde nas férias e novos hábitos.

ferias aproveite

Na publicação de hoje, falaremos mais sobre as dicas para você aproveitar o verão, fazendo escolhas inteligentes que irão ajudá-lo em seus novos hábitos saudáveis.

Os hábitos não são fáceis de mudar, mas depois que entram em piloto automático, tudo fica mais fácil, a chave está em repetir o novo comportamento até que ele seja natural, como, por exemplo, caminhar diariamente, comer mais frutas entre as refeições, beber mais água o dia todo, praticar esportes pelo menos duas vezes por semana e assim por diante.

Repare que quando eu mencionei um hábito, mencionei não apenas o comportamento, mas também a frequência no tempo. Não adianta ter o hábito de correr cinco minutos, uma vez por mês. Pode ser um hábito, mas não vai levar muito longe no objetivo de emagrecer. A pergunta que você precisa responder é:

Para o resultado que eu quero atingir em um determinado tempo, por exemplo, emagrecer cinco quilos em dois meses, quais hábitos preciso mudar isto é, criar, eliminar ou alterar, fazer mais ou menos e repetir consistentemente no tempo?

Faça uma lista desses hábitos e escolha um deles para começar. Pode ser o mais simples, ou mais prazeroso. Comece hoje mesmo. Exemplo: você pode querer criar o hábito de caminhar diariamente 30 minutos em um ritmo moderado, isto é, que te faça suar. Então, comece isso hoje mesmo ao terminar de ler este post.

Outra dica é acompanhar e registrar todos os dias em que realizar o novo hábito e se dar uma recompensa (não vale comida, rsrs) por ter feito. Você pode se parabenizar, ouvir uma música que goste, se presentear assistindo um filme que curta, ou fazer algo que te dê prazer. O importante é criar o hábito de sempre e se recompensar (sem ser com comida) a cada vez que repetir o novo hábito.

Outro ponto de atenção, é antecipar os obstáculos e desafios que você irá encontrar no seu processo de emagrecimento. Vou contar aqui as experiências que passei durante as minhas férias, eu sabia que iria comer um pouco mais que o normal, devido a meu hábito de gostar de experimentar comidas diferentes – no Nordeste, por exemplo, saboreei diferentes tipos de tapioca e o tal chiclete de camarão, que é um camarão com queijo gratinado, hum deliciosoooo!!!

Sabendo dos riscos desse hábito, eu planejei ir para um hotel que tivesse academia e me exercitei diariamente durante as férias. Para ser sincero, não fui um dia sequer à academia e não me exercitei como eu gostaria. Mas, consegui, pelo menos, correr na praia umas três vezes na semana e caminhado sempre que eu podia. Embora tivesse comido mais que minha média, procurei não exagerar, nem repetir porções e comi bastante frutas e bebi muita água. Além disso, preferi comer frutos do mar e tapioca, (e mesmo o queijo) que são escolhas saudáveis.

Quando voltei das férias, pensei que tinha engordado uns dois quilos, mas mantive para a minha surpresa, mantive o peso e fiquei muito feliz. Pensando depois na explicação desse resultado, concluí que a minha mente, corpo e metabolismo estão funcionando de tal forma que, mesmo engordando um pouco, volto automaticamente ao peso anterior facilmente. E que as escolhas que fiz , como comer frutas, frutos do mar, tapioca (que tem ótimos carboidratos com fibras), além de correr na praia, me ajudaram, mesmo que eu não tivesse seguindo minha rotina.

Espero que as ideias sobre a criação de novos hábitos, especificamente o hábito de antecipar e se preparar para obstáculos em situações como férias, feriados, festas e fins de semana, tenham te ajudado a ter uma visão ao mesmo tempo realista e vitoriosa sobre seu processo de emagrecer naturalmente.

Até semana que vem!

(Emerson Pacheco)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s