Como aproveitar o carnaval e manter o foco no emagrecimento

Ja e carnaval.jpg

Sabemos que no Brasil, o carnaval é marcado por uma verdadeira explosão de criatividade, tanto nos blocos de rua, como nos desfiles das escolas de samba, com fantasias criativas e irreverentes. É a hora de relaxar, cair na gandaia e soltar os bichos. Daí qual o primeiro pensamento que vem em sua cabeça? Ah… fala sério para quê regular minha alimentação e fazer exercícios no Carnaval?

E de certa forma, entendo que todos nós estamos estressados e queremos dar uma relaxada no Carnaval, não pensar muito em regras, em disciplina rígida ou em exercícios. A mente nos diz: “ Tenho o ano todo para me exercitar e fazer dieta, vou chutar o balde e depois recomeço, afinal o ano só começa depois do Carnaval”.

Quem de vocês não teve um pensamento parecido com esse? A verdade é que todo pensamento autossabotador tem um fundo de verdade, uma meia verdade, e uma armadilha sabotadora escondida. Então, vamos desarmar agora mesmo essa bomba.

De fato, esse é um período de festa,  de liberdade, de relaxamento e alegria. Essa é a verdade. Podemos dar uma relaxada nos controles e na disciplina nestes poucos dias, talvez sem ir à academia ou mesmo em seguir alguma dieta rígida. Esse talvez seja um extremo.

Agora, vamos a o outro : tomar todas, comer tudo o que ver pela frente e ficar num completo sedentarismo, sem se movimentar. Não tem mágica, fazer isso significa provavelmente uns quilos a mais.

Concordo que você pode recuperar o ritmo na quarta-feira de cinzas, e começar tudo de novo, sim, isso é totalmente possível, mas quero sugerir o seguinte: “o caminho do meio”, que é o que procuro seguir.

Não, não pretendo malhar no Carnaval. Mas tentarei caminhar bastante, nos blocos, na praia, nas ladeiras. Quem sabe andar de bicicleta, e até correr na praia. Meu corpo precisa, e eu adoro caminhar, correr e nadar. Aqui tem um segredo: faça atividade física prazerosa. Divirta-se  e movimente-se, mesmo que seja para subir e descer as ladeiras de Olinda em Pernambuco, ou caminhando pela praia por alguns minutos. Definitivamente, Carnaval combina com movimento.

A outra dica é: beba bastante água ou água de coco. Enxarque-se de líquidos leves. Isso não apenas para se hidratar, mas porque quando você está bebendo água você não está, adivinhe, ingerindo cerveja e outras bebidas. Não, cerveja não é proibida, como aliás, nenhum alimento é mas se você pretende beber mais do que a média, você precisa beber mais água que a média.

Deve-se ingerir água, intercalando com as outras bebidas. Isso, além de reduzir os efeitos do álcool sobre o sistema nervoso central, diminui também os sintomas indesejados no dia seguinte, a famosa ressaca. É importante não fazer uso excessivo de isotônicos dando preferência à água. Além de a água hidratar seu corpo e prevenir que você passe mal no Carnaval, ela ocupa um espaço valioso em seu estômago no lugar do álcool e de comida, favorecendo sua saciedade e sobriedade (a não ser que você queira ficar bêbado, aí é com você mesmo rs).

Durante a festa existem vários fatores que favorecem a desidratação como: calor excessivo, atividade física intensa e o consumo de bebidas alcoólicas, o que demanda hidratação complementar.

Então, para entrar em ritmo de Carnaval, vamos com Carlinhos Brown: “Bebeu água, não! Tá com sede, tô! Olha, olha, olha, olha a água mineral Água mineral Água mineral Água mineral Do Candeal Você vai ficar legal… “

Outra dica ligada a bebida alcoólica é: evite beber com o estômago vazio, pois isso faz com que o álcool faça efeito mais depressa no organismo e aumente a rapidez da intoxicação. E ao invés de salgados ou tira gostos calóricos, ingira frutas entre uma bebida e outra, porque além de ser menos calórico, o carboidrato da fruta contrabalanceia o álcool no sangue.

Se você vai beber e comer mais do que previsto, você precisará se movimentar, caminhar, dançar, pular para queimar o excesso de calorias. Gente, carnaval tem tudo a ver com emagrecimento. E o mais importante de tudo: Pense que no Carnaval o importante é você se aproximar do que quer mais na sua vida. E isso é muito mais do que comer ou beber em excesso para ter prazer. Então, pense no que quer mais de positivo, de prazeroso e de valioso na sua vida que não seja comida e bebida e que possa aproveitar no Carnaval. Saúde, amizade, amigos, namorar, dançar, música, alegria, festa. Faça sua própria lista de atividades que vão te gerar alegria, prazer e satisfação e que não são calóricas, ou melhor, que queimam calorias. Vou te dar algumas ideias que você pode plagiar ou pode criar sua própria lista. – Beijar na boca e namorar muito!

– Conversar com amigos

– Paquerar

– Fazer algazarra com amigos

– Tirar o pé no chão, dançar e pular que nem louco

 – Andar, andar e andar

 – Correr

 – Nadar

 – Correr atrás do trio

 – Pular na pipoca do trio (continue sua lista aqui, seja criativo!)

Sim, depende de você ter mais alegria e prazer na vida… e isso é muito mais do que chutar o balde na comida e na bebida… então, o que está esperando!!! Um maravilhoso Carnaval com atenção plena naquilo que te traz mais prazer, saúde e vitalidade!

(Emerson Pacheco)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s