O Carnaval acabou e os exageros também, por isso não abandone o seu projeto de uma vida mais saudável.

_Comer besteira não é uma recompensa, é

Esse post é para você, que se sente culpado de não ter seguido manter a sua dieta e seu programa de exercícios rigorosamente durante o Carnaval. Se você está agora se culpando pelos excessos e talvez pelos quilinhos a mais na balança, tenho uma boa notícia .

Não se sinta só, desvios ocasionais acontecem. O importante é você reconhecer isso e não ficar se lamentando. Sacuda as cinzas do Carnaval e lembre-se do POR QUE É IMPORTANTE para você emagrecer. O que você ganha com isso?

Saúde? bem-estar? autoestima? caber nas roupas? atrair um parceiro ou parceira? Sentir-se bem, com disposição física? Se algum desses fatores continua sendo importante para você, pare e pense sobre isso por alguns instantes. Perdoe-se pelo desvio e retome a sua imagem diante do espelho e o seu compromisso com esses valores de saúde e bem-estar e recomece a sua caminhada rumo ao que é importante para você.

Em nossa última mensagem, conversamos sobre ideias de como aproveitar o Carnaval se movimentando, bebendo bastante água e frutas, e como  a data combinava sim com atividade física: caminhar, correr atrás do bloco, correr.

Porém, preciso confidenciar: na quarta-feira de cinzas, eu não tinha feito tudo o que falei, tudo o que planejei na sexta-feira de Carnaval. Na realidade, passei uma boa parte do tempo dormindo na praia, relaxando debaixo da barraca de sol, apreciando o mar. “Economizando a fadiga, como diz o Chaves”. Quase nada de exercícios físicos…

Fui a um rodízio de pizza em Paraty em uma das noites que aproveitei por lá. Tá certo, comi uns cinco pedaços de pizza, bem fininhos, mas acima da minha média. (veja que criei uma meta aceitável de desvio, não simplesmente chutei o pau da barraca). Eu estava com consciência plena do que estava ocorrendo.

Quero confessar isso a você, para mostrar que desvios ocasionais ocorrem e é importante que não se tornem hábitos, repetições. Por isso, quando acontecer algo parecido contigo, volte depressa aos hábitos das pessoas magras.

Voltei aos meus hábitos já na quarta-feira de cinzas: corri 30 minutinhos na quarta. Caminhei na quinta-feira E na sexta voltei à musculação na academia, à minha atividade física regular de 3 x por semana de musculação e 1 hora de caminhada por dia (em intervalos de 15 minutos).

Adivinhe, ao me pesar, estava dentro de minha faixa aceitável, de 75 kg. Fiquei aliviado (Tenho um peso ideal de 72 kg, com margem mínima e máxima entre 70 e 75 kg).

Não é para relaxar, mas agora é a hora de voltar ao meu compromisso com meus valores e repetindo os hábitos que me fizeram emagrecer e manter minha saúde.

A dica aqui é: agora que, o ano recomeçou, faça uma lista dos 7 hábitos vencedores que você irá fazer para te aproximar daquilo que é importante para você ao emagrecer. Exemplo: Para eu emagrecer e me manter magro e saudável, eu irei, a cada dia…

– Beber 2 litros de água por dia ou mais;

– Caminhar 30 minutos por dia ou mais;

– Escrever e ler diariamente um cartão de enfrentamento com os benefícios de emagrecer;

– Mastigar devagar os alimentos;

– Comer frutas entre as refeições;

– Ingerir mais alimentos com fibras (frutas, tapiocas, vegetais, cereais, etc);

– Identificar pensamentos sabotadores.

Foque em um dos hábitos por semana, e só passe para o outro hábito se conseguiu repetir o hábito, 7 dias por semana. Senão, repita o mesmo hábito na semana seguinte. A resposta para o desvio é: volte aos seus hábitos. Se você caiu, levante. E continue a focar no que é valioso para você: sua saúde, beleza, autoestima.

Sucesso nos seus novos hábitos em 2016!

Emerson Pacheco

Um comentário sobre “O Carnaval acabou e os exageros também, por isso não abandone o seu projeto de uma vida mais saudável.

  1. Meirielle disse:

    Bom dia Emerson Pacheco. Quero somente te agradecer pela ajuda que você tem me dado com os artigos de seu blog. Você é uma pessoa iluminada por Deus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s