Qual gatilho que dispara sua vontade de comer?

O que dispara a sua vontade de comer

Hoje vamos entender melhor sobre como colocamos em movimento nossos hábitos alimentares. Todo hábito alimentar segue uma estrutura bem simples, que começa com um estímulo ou gatilho – você vê um alimento ou se lembra de algo que gosta de comer, ou sente na barriga um estímulo que interpreta como “estou com fome”.  Ou, se sente deprimido ou entediado e sente vontade de beliscar. Não é isso o que geralmente acontece?

Depois do estímulo, tendemos a realizar uma certa rotina, uma sequência de ações para realizar nosso desejo: abrir a geladeira, ir até um restaurante, parar num quiosque de alimentação. Por fim, se a rotina dá certo, temos a recompensa esperada: o prazer e a satisfação de comer ou beber e saciar nossa vontade.

Que tal você começar a prestar atenção no que acontece dentro ou fora de você que dispara sua vontade de comer?

Esse gatilho pode ser externo, algo que você vê, um aroma, o comercial de TV com aquele sanduíche delicioso, ou a imagem de passar em frente a uma lanchonete, ou ao passar pelos corredores de doces do supermercado.

O gatilho pode ser interno e vir diretamente do corpo, de uma fome ou sede real, biológica.

O gatilho pode ser mental, ou uma “fome psicológica”: você lembra do cheiro ou sabor de um alimento, ou pensa no seu alimento favorito. Ou, é tomado por uma emoção de raiva, a tristeza, a frustação e a ansiedade, que dispara a vontade de comer para se distrair ou evitar o desconforto.

Procure diferenciar de onde vem o gatilho que te dá “vontade de comer”, e se essa fome é física, que vem do estômago, ou vem da mente – dos pensamentos e lembranças, ou do coração ou das emoções.

Perceba a diferença entre os tipos de fome, e de onde vem o estímulo. E faça a escolha se quer atender a esse estímulo – se for uma fome ou sede real – ou se pode saciar uma necessidade mental ou emocional de outra forma – conversando com um amigo, dando uma caminhada ou fazendo meditação, por exemplo.

Veja algumas dicas para auxiliá-lo a se concentrar:

  • Foque no alimento (Sinta o gosto do alimento, a textura e o cheiro do que está comendo);
  • Coma em uma atmosfera relaxada (Quanto menos estresse você sentir, mais estará concentrado em suas refeições);
  • Treine-se para comer com atenção apesar dos estímulos à sua volta (Procure, na hora de alimentar-se, evitar ler, assistir TV ou usar o computador).
  • Cuidado fazer outras coisas que envolvam atenção quando estiver comendo , como manusear o smartphone, ver TV, trabalhar. Provavelmente você tenderá a comer mais rápido e de forma automática.

Crianças: Quando se têm filhos, muitas vezes é complicado harmonizar as atividades e seguir o que foi sugerido acima, como por exemplo, comer em um ambiente relaxado. Vale conversar com o seu cônjuge ou uma pessoa íntima, para ajuda-lo nesta tarefa.

Organize-se: Se o seu café da manhã é agitado, tente diminuir as tarefas que precisa fazer pela manhã, para o dia anterior à noite: arrumar suas roupas e a casa antes de dormir, fazer o lanche para levar para o trabalho no dia seguinte. Você, melhor do que ninguém, saberá como ganhar tempo em suas refeições para sentir-se mais saudável e com maior disposição, realizando comendo com a consciência plena. Que tal começar agora mesmo?

Até a semana que vem,

Emerson Pacheco

 

Anúncios

Um comentário sobre “Qual gatilho que dispara sua vontade de comer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s