Quais são as mudanças necessárias para você chegar em sua meta!

_Comer besteira não é uma recompensa, é

Na semana passada, conversamos sobre como prestar atenção no que dispara sua vontade de comer. E para que prestar atenção nisso? Para aumentar sua consciência sobre os comportamentos automáticos que você costuma adotar sem pensar, depois desses “gatilhos” que fazem com que você permaneça com o mesmo resultado, o sobrepeso.

Assim, estando mais alerta, você pode escolher ações mais alinhadas com seus valores de saúde, beleza e autoestima que poderão te aproximar do seu objetivo que é emagrecer.

Todo gatilho dispara um hábito que leva à expectativa de uma recompensa: um comercial de TV de hambúrguer é criado justamente para disparar um comportamento automático, para fazer você comer para saciar esse desejo. Que tal usar esse gatilho a seu favor para criar um novo hábito?

Uma forma de criar um novo gatilho é fazer modificações no seu ambiente imediato – sua casa, seu trabalho, etc, que te lembrem de seu objetivo de emagrecimento e que facilitem a criação de novos hábitos saudáveis.

Por exemplo, se você quer adotar o hábito de malhar, pode usar como gatilho arrumar a mochila na noite anterior e colocar o despertador na hora proposta. E, que tal, criar uma nova recompensa depois de malhar. A recompensa pode ser tomar um cafezinho magro, assistir a um filme, namorar, ler um livro bacana, ou seja, qualquer coisa prazerosa fora da rotina que não inclua comida calórica.

Outro gatilho pode ser trocar o biscoito cream cracker ou recheado na gaveta do trabalho por frutas ou barras de cereais. Na hora do ataque de fome, é provável que você coma a primeira coisa que tenha por perto. E se for uma fruta ao invés de um doce, isso aumenta a probabilidade do novo hábito.

O gatilho deve ser algo simples, fácil, acessível, e, se possível, prazeroso. Ou, pelo menos, acenar com a promessa de algo prazeroso no futuro. Por isso sugerimos (falaremos mais à frente com detalhes sobre isso) de você escrever cartões de enfrentamento para levar sempre com você para te lembrar dos benefícios de emagrecer. É muito fácil de esquecer do que é realmente importante – saúde, vitalidade, disposição, energia, autoestima, ser mais atraente – quando você tem um doce, chocolate ou cappuccino à sua frente. O gatilho te ajuda a se lembrar do que realmente importa, para além da tentação que pode ser boa no curto prazo, mas péssima para você no longo prazo.

Outras sugestões para criar novos gatilhos que levam a hábitos mais saudáveis que te ajudarão a emagrecer, no seu ambiente ao redor:

Mudanças em casa, principalmente na cozinha e no trabalho

Afaste-se das tentações pessoais;

Uma primeira opção é jogar fora, ou melhor, doar os alimentos que o tentam a abandonar seu novo estilo de vida. Outra opção é dificultar o acesso a essas comidas, as armazenando em prateleiras mais altas.

A chave é fazer as compras de supermercado com os itens saudáveis que ajudarão você a criar novos hábitos: alimentos com muitas fibras, verduras, legumes, frutas, proteínas de carnes magras e brancas, azeites, óleos de linhaça e cânhamo, sementes como chia, linhaça, cereais ricos como aveia, amaranto, etc. Na dúvida, consulte um nutricionista para te ajudar a criar novos hábitos alimentares campeões.

  • Troque talheres e pratos se for preciso;

Troque os talheres maiores por menores, já é provado que quanto maior estes utensílios, em mais quantidade você come.

  • Negocie e peça apoio às pessoas próximas – marido, mulher, filhos, amigos, colegas de trabalho;

Peça a cooperação da sua família, esposa, filhos para construir novos hábitos alimentares e de atividade física.

Entre em acordo com sua esposa ou esposo quanto aos tipos de alimentos e hábitos alimentares que te ajudarão a emagrecer – regule, por exemplo, a ida a restaurantes, bares, rodízios…

Combine atividades físicas divertidas em família ou casal, como esportes ou atividades recreativas em dupla ou grupo – futebol, vôlei, tênis, frescobol, caminhada, dança de salão etc, que ao mesmo tempo em que emagreça permita que passem tempo divertido juntos.

Você não precisa – nem deve – viver uma vida de privação. Isso não funciona no longo prazo. Por isso as dieta da moda falham – ninguém consegue seguir a dieta da proteína por toda a vida, e aí voltarão a engordar quando pararem. O que precisa é criar um estilo de vida divertido e saudável que te faça emagrecer e que possa manter a vida inteira.

  • Faça do movimento uma rotina simples e natural na sua vida

Você pode se acostumar a descer um ou dois andares antes de seu local de trabalho ou apartamento e subir ou descer escadas; pode descer um ou dois pontos antes do ônibus; pode arranjar um cachorro para caminhar todo dia alguns minutos; pode ir almoçar sempre num restaurante mais distante, para caminhar um pouco mais… pense em formas criativas, simples e cotidianas de se exercitar mais.

  • Arrume soluções criativas para os problemas e desafios de seu novo estilo de vida

Por exemplo, se vai a uma festa ou reunião social onde sabe que há muitos alimentos calóricos, você pode fazer uma refeição antes, beber bastante água e levar uma fruta na bolsa. O pior cenário possível é ir faminto para um rodízio. Antecipe os obstáculos e se prepare para eles.

  • Onde estão as comidinhas no seu ambiente de trabalho?

Fique atento à hora do café, quando as pessoas comem aquele pedaço de bolo com cafezinho. Leve sua fruta com você, ou algum outro alimento saudável.

Quando ganhar daquele amigo um docinho no fim de tarde, agradeça e recuse ou ofereça a outro colega, se for o caso.

  • Nas reuniões sugira servirem frutas, barrinhas de cereais, em vez de salgadinhos ou outras opções calóricas e menos saudáveis.

Enfim, seja criativo e pense em alternativas. Você pode por exemplo, falar com o seu chefe para iniciar no escritório uma campanha que estimule a alimentação saudável. Tenho a certeza de que todos sairão ganhando!

E o que está esperando: comece agora mesmo a criar um gatilho para seu novo hábito de emagrecer… que tal um copo de água, uma fruta ou um exercício físico leve (subir um lance de escadas) agora mesmo?

Emerson Pacheco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s