O que é importante para você nesta Páscoa? Quais são os seus valores, reflita.

Copy of _Comer besteira não é uma recompensa, é

Em nossos últimos posts, conversamos sobre quais são as mudanças que você pode escolher para atingir sua meta de emagrecimento, e abordamos também, a questão dos gatilhos que disparam os novos hábitos. Falamos das mudanças que podemos fazer em nosso ambiente de trabalho ou em casa, e das mudanças de comportamento, que criam novos hábitos automáticos, fugindo dos pensamentos autossabotadores.

Se pensássemos no emagrecimento como uma mudança em vários níveis, os primeiros níveis dessa mudança seriam os que ocorrem fora de nós: hábitos em relação ao ambiente, como uma ida ao supermercado, o que colocamos dentro da geladeira ou naquela gaveta do trabalho e em lugares que frequentamos.

O nível seguinte, do comportamento, ainda pensando do lado de fora, seriam as ações que precisamos repetir constantemente para emagrecer: caminhar, correr, subir e descer escadas, comer devagar, colocar pequenas porções no prato, comer sentado, evitar assistir televisão comendo, entre outros.

Só que agora, os níveis seguintes da mudança ocorrem dentro de nós: são as mudanças na nossa forma de pensar e agir que nos levarão a resultados duradouros de emagrecimento.

Talvez o nível interno mais importante a considerarmos seja o de nossos valores. Por que para nós é tão importante emagrecer? Do que nos aproximamos e como enriquecemos nossa vida emagrecendo? Na verdade, emagrecer não é o fim, é apenas um meio para algo mais importante, que ocorre dentro de nós em nossos pensamentos.

Então, sugiro que você pare tudo agora e responda por que é importante para você emagrecer. E note se as respostas que dará são positivas e são o que você quer mais em sua vida, como: ter mais saúde, atratividade, bem-estar, satisfação. Ou se são coisas para afastar do que você não quer: não quer ficar doente, não quer sentir-se culpado ou não quer sentir-se feio.

Os valores residem bem ali, no lado positivo do que queremos nos aproximar, coisas que queremos a mais na nossa vida. Por outro lado, as coisas que não queremos sentir são motivadores também, porque fazem queremos nos afastar da vida que não queremos ter.

Peço que neste momento coloque do lado direito as coisas que quer sentir, ter e ser mais na sua vida, seus valores, coisas que fazem a sua vida ser rica e valorizada.

E do lado esquerdo coloque as coisas que quer sentir, ter e ser menos, que você quer evitar sentir/pensar.

Exemplo:

QUERO SENTIR MENOS QUERO SENTIR MAIS (MEUS VALORES)

Culpa Amor-próprio
Fracasso Autoestima
Compulsão Atratividade
Desvalor Beleza
Inércia Saúde
Preguiça Bem-estar
Medo Disposição
Etc (complete com sua própria lista

Agora é com você, descreva abaixo à direita, as ações comprometidas com seus valores, com aquilo que traz mais do lado direito em sua vida.

AÇÕES PARA ME AFASTAR DA DOR

Comer
Ficar sem fazer nada
Ataque de fome
Fazer dieta rígida
Etc. (Complete com sua lista)

AÇÔES PARA ME APROXIMAR DO QUE É IMPORTANTE (MEUS VALORES)

Me exercitar
Comer comida saudável
Fazer meditação
Caminhar
Me informar sobre alimentos saudáveis
Fazer compras de alimentos saudáveis no mercado
Etc (complete com sua própria lista)

Nessa semana de Páscoa, sugiro que você fique atento para as ações que você irá tomar na direção do que é importante para você, do que quer sentir mais em sua vida: ficar com a família, celebrar a Páscoa, descansar, praticar esportes, etc, e que te aproximem da pessoa que quer se tornar, magra, saudável e realizada.

E fique atento para os sentimentos e pensamentos incômodos (culpa, medo do fracasso, pensamentos sabotadores, compulsões alimentares), que surgem como obstáculos internos no caminho de se aproximar do que é importante para você.

A sugestão para esta semana é que pratique consciência de que pensamentos e emoções estão do lado direito, do que você quer sentir mais, e quais estão do lado esquerdo, que te incomodam e te atrapalham de te aproximar da vida valorizada que quer ter.

E preste atenção às escolhas que você pode fazer para se aproximar do que é importante para você, ou quando age automaticamente para lidar com os sentimentos e pensamentos incômodos e difíceis que atrapalham você. Como a Páscoa é uma festa de ressurreição e recomeço, o convite é para trazer mais consciência em suas escolhas, para te ajudar a se aproximar do que realmente importa em sua vida.
Topa o desafio? Até a próxima semana e Feliz Pácoa!

Emerson Pacheco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s