Você sabia que a alimentação consciente pode mudar maus hábitos?

2

Vemos nas redes, em revistas expostas nas bancas, na conversa no intervalo na academia de ginástica, curiosos e até mesmo profissionais publicando uma enxurrada de informações confusas sobre alimentação saudável. Muitas vezes, eles dão dicas perigosas para a saúde: um diz que fez a dieta do jejum e emagreceu rapidamente, outro publica uma receita mágica para diminuir os quilos acumulados de repente.

Não venho apenas reforçar o conceito da alimentação consciente, o mindful eating, mas também, falar sobre as práticas para uma vida sem sofrimentos na hora das refeições, agindo com responsabilidade e verdade. Muitas vezes, fico preocupado com tudo o que leio, por isso busco esclarecer, não somente os princípios da alimentação conscientemas também, sobre como você pode fazer escolhas simples de alimentação e atividades físicas.

Tenho a certeza que se você seguir o que é proposto em nosso Programa Mente Magra, perceberá a importância do autoconhecimento e fará com que você opte por escolhas certas no aqui e agora, podendo comer de tudo, sem culpa. Praticando e se alimentando com atenção plena, você perceberá que, mesmo sendo uma proposta simples, é desafiadora e compensadora, pois promoverá uma relação de maior satisfação e plenitude sua em relação aos alimentos.

A maneira com o comemos é tão ou mais importante quanto o que comemos. Em nosso blog, vou esclarecer mais sobre os benefícios da alimentação consciente, que mudará seu modo de pensar e de agir, o ajudando a alcançar seu peso ideal e uma melhor qualidade de vida.

Quer saber como a alimentação consciente pode mudar uma refeição?

Pausar este é um dos segredos, concentrando a sua mente. Ao pausar, se pergunte se realmente  você está com fome ou se está apenas respondendo a um impulso (está entediado, bateu a deprê, etc). Ou você recebeu um estímulo externo (vitrine de uma lanchonete, comercial de TV, etc) ou respondeu a um hábito (você sempre come nesse mesmo horário mesmo que não esteja com fome). Uma boa dica é você se perguntar sobre o seu nível de fome no aqui e agora, o que estimula seu cérebro a criar um foco sobre a mordida na boca. Muitas pessoas que tentam comer mais conscientemente descobrem que mindful eating é o tempero que faltava, na hora das refeições.

Consciente do que você come…

  • Nutre não só o corpo, mas também o coração;
  • Torna-se mais fácil e mais agradável com a prática;
  • Promove a compreensão de suas verdadeiras necessidades;
  • Ajuda você a se tornar consciente de seus pensamentos, sentimentos e sensações físicas relacionadas à alimentação;
  • Ajuda você a se reconectar à sua sabedoria interior inata sobre a fome e saciedade;
  • Permite que você faça escolhas mais saudáveis, ao contrário fazer dieta, o que pode levar a sentimentos de privação;
  •  Ajuda a trazer a aceitação e equilíbrio para sua vida, o que essencial.

Todo novo hábito começa com a prática e a repetição. Comece agora mesmo. Que tal começar fazendo um pequeno exercício como uma caminhada ou, na próxima vez em que for comer, prestar bastante atenção ao alimento, e comer bem devagar, desfrutando o alimento? Faça o exercício proposto e comece a mudar sua vida, com um novo hábito saudável.

Por Emerson Pacheco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s