Fique atento ao que come, desligue o seu celular e pratique a atenção plena

3

Você já refletiu porque as pessoas estão desligando seus telefones, televisores e outros dispositivos, para prestarem mais atenção na hora da refeição? A distração ao comer impede você de entrar em sintonia com o sabor dos alimentos. O ato de se alimentar sem sentido e com pressa, está ligado a excessos, estresse, aumento da ansiedade e principalmente, de peso, por isso a importância de pausar e concentrar-se para saborear o prato de comida.

Como você saberia se está comendo de maneira distraída? Uma dica é lembrar o que comeu em sua última refeição. Você pode descrever o sabor, o gosto e a textura? Se você está lutando para se recordar e não conseguiu, é um sinal que você precisa saber mais sobre a alimentação consciente.

A alimentação consciente ajuda as pessoas a fazer uma autoavaliação e se reconectarem a sua experiência sensorial com o alimento. Permite que elas desenvolvam sua capacidade natural de estar presentes na hora da refeição e aumente sua motivação para emagrecer, de forma natural e saudável, vivenciando as técnicas da atenção plena, mindfulness.

Existe uma grande diferença entre comer e se alimentar. O hábito de comer é apenas uma forma de abastecer o nosso corpo, muitas vezes no automático. Já a ação de se alimentar é vista como uma forma de manter o corpo regulado, com consciência, refletindo e aproveitando os benefícios de cada alimento, tendo a real dimensão de que você está nutrindo o seu corpo e sua mente.

Vamos então reforçar os princípios do mindfulness, que te ajudarão a dar os primeiros passos rumo ao emagrecimento permanente:

  • É deliberadamente prestando atenção, sem julgamentos, no momento presente;
  • É estar consciente de seus pensamentos, emoções e sensações físicas no presente momento;
  • Com a prática,mindfulnesscultiva a possibilidade de libertar-se de hábitos errados de pensar, sentir e agir;
  • Tornar-se consciente da fome física e sinais de saciedade para orientar suas decisões para começar e comer;
  • Quem pratica, reconhece que não existe certo ou errado maneira de comer, mas diferentes graus de consciência em torno da experiência de alimentos;
  • Admite que suas experiências alimentares são únicas;
  • É um indivíduo que por opção direciona sua atenção a comer em uma base momento a momento.

Bem, como você percebe, seus benefícios conquistados com consciência plena são duradouros, porque têm a ver com mudança de hábitos e estilo de vida. O que está esperando? Na sua próxima refeição, desligue o piloto automático e faça a escolha consciente de se alimentar em consciência plena.

Por Emerson Pacheco

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s