Saiba quais são os passos para emagrecer se alimentando com consciência plena

4

Algum dos pensamentos que você vai ler a seguir já passou pela sua cabeça? “Não consigo parar de pensar naquela caixa de chocolates”; “ Não posso comprar pipoca quando for ao cinema, porque senão comerei um balde em uma única sessão.” ou “Estou satisfeito, mas quero devorar a última fatia de pizza.”

Senão estivermos conscientes no que comemos no aqui e agora, quando vierem os sinais de saciedade em nossa mente, para pararmos de comer, os ignoraremos e entraremos no piloto automático, sabotando nosso objetivo de emagrecer.

A metodologia do mindfulness (atenção plena), que é a base no nosso Programa Mente Magra, não faz o “querer” ir embora, pois o desejo é parte do cérebro humano. No entanto, a prática da atenção plena nos ajuda a aliviar esses sentimentos intensos.

Os passos são:

§  Identificar o desejo;

 §  Observar a sensação de urgência (Muitas vezes expressa como sensações físicas no corpo) sem imediatamente se envolver nela; 

 §  Reconhecer se você está realmente com fome ou se está comendo por impulso, por distração, por ansiedade ou qualquer outro motivo que não a fome real.

Como você poderá resistir ao desejo de comer um alimento, que você sabe que sairá do controle? Por que quanto mais você se esforça para esquecer aquele chocolate,  mais o deseja? Isso ocorre porque nosso cérebro tem que fazer um grande esforço para ignorar pensamentos e sentimentos. E isto acontece com a comida! Focar muito o pensamento em resistir ao chocolate, por exemplo, faz com que inconscientemente você pense mais nele. Além disso, embutir um significado e categorizá-lo como uma tentação, só faz com que o inocente chocolatinho pareça ainda mais atraente.

Quando você come sem pensar, você age como quem não tem escolha. “Simplesmente aconteceu”. “Não consegui resisti”. “A vontade bateu e quando vi já tinha comido”.

O que você precisa fazer é dar uma pausa. A pausa do mindfulness, da atenção plena no presente.

Estou com fome ou estou apenas reagindo a um impulso automático, ou a um desejo mental?

Ao prestar atenção no seu corpo, e avaliar se você está realmente com fome, e em que grau, então, vá em frente…

E, ainda em atenção plena, lembre-se do por que é importante para você emagrecer… sua saúde, bem-estar, disposição física, atratividade, etc.. Traga este objetivo de novo para sua mente antes de começar a comer… seu propósito, sua intenção.

E você costuma agradecer antes de comer? Respire e agradeça a todas as pessoas envolvidas na produção desse alimento. Esse suco de laranja, a natureza o criou para você, alguém colheu o fruto, outras pessoas transportaram, outros venderam, alguém o preparou e colocou diante de você. E agora, agradeça todo seu corpo, aos órgãos que estarão envolvidos na ingestão do alimento.

Parece loucura, mas esse ato de gratidão, além de liberar serotoninas e endorfinas, aumenta sua consciência e atenção e te ajuda a dar aquela pausa importante antes de começar a comer.

Em seguida, se dê permissão para desfrutar o alimento, saboreando prazerosamente com os cinco sentidos, um de cada vez: coma e beba com os seus olhos, ouvidos, nariz, mãos e boca… participe 100% da dinâmica: saboreie, desfrute, mastigue devagar, respire, repita o processo e o alongue o quanto puder. Faça dessa experiência aqui e agora a experiência mais importante de sua vida, como se você estivesse comendo esse alimento pela primeira, ou quem sabe, pela última vez.

Fique atento para os primeiros sinais de saciedade física e observe também, os impulsos de comer obedecendo a pensamentos como “Estou satisfeito, mas ainda tem alimento no prato, seria desperdício não comer e jogar no lixo”, ou “Paguei tão caro, preciso comer tudo”, ou outros pensamentos do gênero.  

Por Emerson Pacheco

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s