É possível vivenciar a atenção plena em seu dia a dia

5

Espero que você já esteja experimentando os benefícios de emagrecer naturalmente exercitando os princípios simples da atenção plena. O “mindful eating”,  que é a alimentação em atenção plena, cria uma relação totalmente nova e eficaz entre você e a comida.

Estando atentos ao que comemos, ficamos satisfeitos por mais tempo e mastigamos mais devagar. Aprendemos a diferenciar a fome real da psicológica e emocional, e a aprender a desligar o piloto automático na hora de comer. Isso faz toda a diferença!

Hoje aconteceu comigo o piloto automático: estava tão entretido na conversa com minha esposa no café da manhã que devorei o meu wrap de queijo sem me dar conta. Sem saborear intensamente o que estava comendo.

Às vezes só percebemos que agimos em piloto automático depois que já devoramos impulsivamente o alimento. Com o treino e o hábito, podemos exercitar cada vez mais essa atenção e escolha antes e durante a refeição.

Costumo dizer que, quanto mais delicioso e calórico um alimento ou bebida,como um doce, salgado, chocolate, mais precisamos estar presentes e saborear este alimento devagar, mordida a mordida, em atenção plena. Comendo este alimento como se fosse o último.

O barato da atenção plena na alimentação é de que parte do princípio de que não existe alimento proibido. Se você não pode comer pizza, adivinha no que não vai parar de pensar? Nesta pizza… e uma hora a vontade será tão irresistível que você irá ceder. Então, ao invés de se proibir, coma sua pizza com total atenção, devagar, saboreando cada mordida, como se nada mais existisse.

Quando trazemos a atenção plena para a nossa mesa, necessitamos compartilhar todos os nossos sentidos para provar, inalar o cheiro e saborear o alimento, que está diante de nós.

Os nossos sentimentos – distração, raiva, tristeza, ansiedade, estresse, e outros – também influenciam muito no processo, podendo sobrecarregar o verdadeiro sabor da comida.

Por isso, antes de comer, se pergunte: estou realmente com fome ou apenas comendo no piloto automático, porque todos estão comendo, porque “é hora de comer”, porque estou querendo me distrair ou ansioso? Se o motivo não for a fome real do estômago, talvez você possa escolher outra coisa para fazer além de comer… dar uma caminada, beber uma água, conversar com alguém…

Você deve pausar e respirar fundo antes de comer . Incentivando em seu corpo e em sua mente, as emoções positivas de alegria, o contentamento e a gratidão, que refletem os nossos pensamentos tornando o ato de comer mais prazeroso e saudável. Agradeça pelo alimento!

Faça a experiência de atenção plena a seguir na sua rotina diária de alimentação, e ela o ajudará no emagrecimento natural.

Antes de começar a comer,faça uma  respiração consciente, inalando o aroma do alimento prazerosamente. Expire automaticamente qualquer tensão ou estresse.

Na próxima respiração, inspirando, você pode dizer para você internamente que a sensação de fome vai passar naturalmente. Expire suas preocupações despreocupadamente.

Na próxima respiração, inale o momento presente, aqui e agora. Se permita esquecer por uns instantes das tarefas, projetos e prazos neste momento e diga a si mesmo: “Eu posso escolher para relaxar e comer bem!

Continue o processo naturalmente e dê uma mordida agradável…

Em seguida, se pergunte: “Estou me permitindo estar consciente dos meus  sentimentos e por que é importante me alimentar bem na hora da refeição”?

O exercício proposto ajudará você a prestar atenção em seu corpo, e a diferenciar a fome real da fome mental e do coração. Ele o auxiliará aproveitar plenamente os alimentos que você escolher para preparar e comer.

Além de permitir saborear a comida e conectar-se a sinais de apetite, para que você coma com mais consciência e atenção, e não em piloto automático, distraidamente.

A atenção plena abre a mente para criar novos hábitos saudáveis de alimentação e exercícios e fazer escolhas  mais saudáveis. Para muitos, este é o melhor sabor de tudo.

Explore a alimentação plena, sem restrições, privação e vergonha. 

Por Emerson Pacheco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s