Relacionamento com a comida, saudável e desordenado

6

Olá pessoal, tenho uma novidade para vocês, nesta semana participarei de um Congresso de Psicologia Positiva no Chile, a III Conferência Latino Americana de Psicologia Positiva Aplicada (COLAPPA) onde farei uma palestra sobre os benefícios da Atenção Plena no Emagrecimento. Além disso, estarei com colegas de toda a América Latina que compartilharão novidades sobre a Psicologia Positiva, e após o evento, quero trazer novidades na bagagem para compartilhar com vocês.

Vocês já conhecem a minha abordagem sobre assunto, publiquei aqui sobre como lidar com os gatilhos emocionais e exercer os princípios de uma alimentação consciente para melhoria da saúde e bem estar. Aprendemos também: como mudar hábitos ruins; comer com mais consciência, confiança e prazer; saber o que é fome emocional; não viver de restrições alimentares, entre outros temas. Afinal, a proposta do Programa Mente Magra é emagrecer de forma permanente e principalmente, consciente.

Nesta semana, o exercício é realizar uma autoanálise para você perceber e corrigir o que está fazendo de errado ou certo, quando o assunto é comida.

 Relação saudável

  • Estou em paz e fico à vontade com os alimentos;
  • Eu experimento com prazer as minha refeições;
  •  A minha alimentação está ligada a minha realidade corporal;
  • Eu sei parar de comer quando estou satisfeito;
  • A comida faz parte da minha vida, mas ela não me domina;
  • Sou flexível, quando cometo erro em situações que fogem ao meu controle, eu sei fazer o julgamento e volto ao Programa.

Relação desordenada

  • Sou descontrolado quando o assunto é comida;
  • Fico ansioso, com vergonha e conflitos internos em torno da refeição;
  • Estou desconectado com a minha realidade corporal;
  • Nunca estou satisfeito quando o assunto é comida.

Enfim, busque as repostas, elas o ajudará a seguir em frente .

Depois de fazer este autoexame, o próximo passo é definir um novo hábito em que irá se focar nesta semana para se aproximar de uma relação mais saudável com a alimentação e seu corpo durante a semana. Por exemplo, se você reconhece que a importância de que “A comida faz parte da minha vida, mas ela não me domina”; talvez você possa, nesta semana, desafiar-se a comer mais devagar, com atenção plena.

Vou propor a você um exercício simples para você fazer todos os dias, que irá te lembrar a se alimentar em consciência plena.

Toda vez que você for “beliscar” alguma coisa, ou comer sua próxima refeição, você deverá praticar um ritual simples.

1. Sentar-se (se for beliscar, essa instrução é ainda mais importante!!!)

2. Dar uma pausa para agradecer pelo alimento e se lembrar por que é importante para você emagrecer naturalmente (saúde, bem-estar, felicidade, etc)

3. USAR OS TALHERES COM A MÃO TROCADA – Se você costuma segurar o garfo com uma mão e a faca com outra, você deverá inverter os talheres. É uma ação simples, mas irá mandar a seguinte mensagem ao seu cérebro: estou criando um novo hábito de comer com atenção plena. No início, você sentirá que é bem estranho e sem jeito, e é bem normal. É exatamente como criar qualquer hábito. E conforme se acostuma a comer com a mão não dominante, você, automaticamente, irá se lembrar de comer com atenção plena. Experimente, funciona!

4. Alimentar-se em atenção plena. Preste atenção ao alimento que está comendo como se fosse a primeira vez ou a última que fosse comê-lo, como se fosse a coisa mais importante do mundo – e é! Dedique total atenção, com seus 5 sentidos, ao que está fazendo, e de delicie, desfrute, aproveite! O segredo de se criar um novo hábito é o prazer. E você merece!

Por Emerson Pacheco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s