Entrevista com Emerson Pacheco no Congresso de Psicologia da América Latina de Psicologia Aplicada, no Chile

emersonpacheco_collapa

EMERSON PACHECO

 

Psicólogo, Msc, Coach internacional certificado pela ASTD, palestrante, terapeuta cognitivo comportamental pelo CPAF-RJ, hipnoterapeuta ericksoniano pelo Instituto Milton Erickson do México, terapeuta de aceitação e compromisso, pós-graduado em Psicologia Positiva e Coaching, professor de Psicologia Positiva no PSi Mais.

 

 

 

“Estou muito feliz e empolgado por confirmar a minha linha de trabalho, por saber que estou no caminho certo, que é compartilhar com o maior número de pessoas, não só a minha experiência pessoal de emagrecimento, mas o que há de mais contemporâneo em termos científicos nos tratamentos da obesidade e sobrepeso.Tenho uma missão no coração de ser um agente de transformação para ajudar a melhorar a vida das pessoas, sua saúde e bem-estar”.

Como surgiu a oportunidade de participar do evento?

Fui convidado para fazer a palestra sobre Mindfulness para o tratamento da obesidade e vi uma oportunidade poder disseminar idéias, apresentando novas práticas e trocando experiência com os outros profissionais da aérea.

Qual foi o tema da sua apresentação?

Foi sobre o Mindfulness ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) e a Matrix de Aceitação e Compromisso utilizados para emagrecimento. Mostrei como podemos trabalhar tanto o compromisso de estarmos mais presentes, alimentando-nos em atenção plena, desfrutando prazerosamente do alimento, diferenciando a fome real da psicológica, e desligando o piloto automático na hora de comer e se exercitar. Ficando atentos para os pensamentos, emoções e impulsos que podem se tornar obstáculos no processo de emagrecimento.

Falei sobre os tratamentos convencionais para a obesidade, que são: dietas, exercício físico, terapia medicamentosa, cirurgia bariátrica e a terapia cognitiva e como eles têm resultados  positivos para o emagrecimento. Mesmo assim, 70% das pessoas que já experimentaram esses métodos voltaram a engordar depois de dois anos. Por que isso acontece? Porque as pessoas emagrecem, mas seus hábitos e estilo de vida não mudam de fato. Com atenção plena os indivíduos aumentam sua consciência e escolha e a motivação, fortalecendo os seus valores. Por isso, emagrecer é muito mais eficaz com o mindfulness.

img-20161115-wa0028

Você foi o único brasileiro no evento?

O Collapa – Congresso de Psicologia da América Latina de Psicologia Aplicada, no Chile (http://www.uai.cl/cursos-y-seminarios/psicologia/congreso-psicologia-positiva) reuniu diversos países.Viajei como membro da delegação brasileira formado por profissionais de Psicologia Positiva, representando a PSIMAIS (www.psimais.com) no Rio de Janeiro: Mônica Portella, Ricardo Sá, Joseuda Lopes, Eliana Levy e outros, que mostraran várias iniciativas brasileiras de promoção de bem-estar e felicidade, como o treinamento da resiliência, da gestão de carreira, das aplicações de mindfulness e outras aplicações de psicologia positiva no Brasil. Meu aporte foi trazer as aplicações de mindfulness e da terapia de aceitação e compromisso no emagrecimento.

Havia outros palestrantes da América Central, do México e da América do Norte, que apresentaram os resultados de pesquisas e aplicação de programas voltados para bem-estar, forças e felicidade nos seus países. Uma das apresentações foi da neurocientista norte-americana Loretta Graziano Breuning, que falou sobre os hábitos de um cérebro feliz. Ela explicou como treinar o nosso cérebro para aumentar os neurotransmissores da felicidade: endorfinas, serotoninas, oxitocinas e dopaminas.

img-20161115-wa0030

Emerson Pacheco com os palestrantes Joseuda Lopes (Brasil) e Mário Adorno(Paraguai)

Você acredita que o mindfulness é uma tendência, as pessoas estão desacelerando para viver com mais consciência plena?

Eu diria que sim, que é uma tendência, cada vez mais pessoas estão estudando o assunto. E o número de pesquisas sobre mindfulness aumentou consideravelmente nos últimos dez anos. Hoje a ciência está mais interessada em estudar sobre o assunto (os benefícios da atenção plena  para o cérebro).

Por outro lado, os estudos mostram que hoje no mundo as pessoas ainda continuam em um ritmo acelerado, cerca de 50% do tempo passam distraídas, quer dizer, no tempo útil elas não estão presentes. Quando estamos presentes e engajados em alguma atividade, tendemos a ser mais felizes.

O que você pode dizer sobre novas experiências e novidades para a área?

A novidade é confirmar o poder do mindful eating e do mindfulness como técnicas e métodos poderosos para emagrecer com eficácia e para ser uma alternativa eficaz aos métodos e dietas restritivas de emagrecimento, que proíbem certos alimentos.

Com o mindful eating e o mindfulness a alimentação é natural, mais intuitiva e fácil, nada mais é do que criar um novo hábito, que gera a mudança. Podemos usar a comida como distração para evitar o estresse e ansiedade. E isso pode criar problemas quando é feito sem consciência ou como um substituto para enfrentar esses problemas.

Foi citado pela colega Loretta Grazziano que precisamos de 45 dias para criarmos um novo hábito. Se você quer se alimentar com consciência plena, pratique isso por pelo menos 45 dias seguidos e se dê uma recompensa (que não seja comida) toda vez que conseguir realizar o novo hábito. Isso ajuda a instalar o novo hábito.

img-20161115-wa0029

Quais são os próximos assuntos abordados para os leitores que querem emagrecer?

Quero muito trabalhar os aspectos práticos, estou gravando vídeos que trazem questões reais, como por exemplo: Estou desmotivado para malhar, o que faço? (https://www.youtube.com/channel/UCfDTLbylPqrIuzQOLbVG2Gg)

Quero continuar ser sociável com os meus amigos, mas quando sou convidado para um rodízio de pizza por um amigo, devo recusar? Estou com um caso de um cliente, que ele associa a comida com estar com os amigos e a família. Quero trabalhar principalmente, com esses desafios os enfrentando de forma realista.  Outros aspectos são, trazer os principais assuntos discutidos no congresso e  falar mais sobre psicologia aplicada no emagrecimento e aprofundar os estudos sobre o mindfulness e o mindful eating aplicados no emagrecimento, que é o nosso diferencial, que de fato é uma tendência que venho para ficar e que funciona.

No evento foi discutido alguma outra questão relevante?

O aspecto mais importante que eu quero ressaltar no Collapa, são os avanços científicos sobre a transformação do cérebro por meio do mindfulness, estado de presença, o poder dos hábitos, respeitar a personalidade de cada pessoa. É você se conhecer e conhecer o seu cliente para poder ajudá-lo e observar, qual é o melhor estilo de tratamento e abordagem, estilo de prática de exercício alimentar, que será mais eficaz para emagrecer. Entender estas condições neurocientíficas, de formação cerebral são muito importantes e reforçar a tendência do mindfulness e mindful eating foram o foco do congresso.

img-20161115-wa0038

Professror da Universidade Adolfo Ibanez, CLÁUDIO ARAYA e EMERSON PACHECO

Quais são os próximos passos?

O objetivo para ano que vem é realizar um congresso online de emagrecimento natural, com outros temas além do tradicional. Não só sobre mindfulness e o mindful eating apenas. Temas como alimentação intuitiva, e tratamentos naturais de emagrecimento com hipnose, neurociências, neurolinguística, e outros. Além de realizar palestras, webnários e o lançamento de um produto mais completo sobre o emagrecimento natural, e os meus workshops sobre emagrecimento natural. Já estou gravando os vídeos para dar ênfase ao nosso canal Mente Magra, no YouTube, onde falarei mais sobre mindfulness e mindful eating e as questões do dia a dia vividas pelos nossos leitores.

Até breve,

Emerson Pacheco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s