Como encarar as festas Natalinas com atenção plena, com prazer e sem culpa

how-to-use-mindful-eating-to-prevent-weight-gain-this-christmas-450x250

Meus clientes de coaching de emagrecimento e amigos estão me enviando várias mensagens,  preocupados e até ansiosos com a proximidade das festas de fim de ano e pedindo orientações…

“Estou com medo… tenho medo de perder o controle! O que vou fazer? Acho que vou ficar em casa e não vou nas festas… o que posso comer? Me ajude!!!!”

A primeira coisa que digo para eles e para você é… RELAXE E APROVEITE… COM ATENÇÃO PLENA!

As festas de fim de ano são uma ocasião para celebrar, desfrutar, amar e se perdoar a si e aos outros, portanto vamos cultivar este mesmo espírito em relação ao nosso corpo e ao alimento, que é sagrado!

Gosto de repetir que não existe alimento proibido, tudo depende de como você come.

O resumo da ópera é: tudo é permitido, se você comer apenas quando estiver com fome, se comer devagar e prazerosamente cada alimento e bebida!

Ao apreciar um alimento ou bebida, faça-o como se nada mais existisse no mundo, como se fosse a primeira vez que visse, cheirasse, tocassse, sentisse aquele alimento.

Confesso que, numa festa, com um monte de gente, isso não é tarefa das mais fáceis.

A regra principal é: tudo o que comer e beber, faça-o devagar, com atenção plena, prazerosamente. E, mais importante de tudo: COMA APENAS SE E ENQUANTO ESTIVER COM FOME.

Quanto mais calórico um alimento, mais devagar e prazerosamente você deve mastigar cada pedaço.Isso vale para as pizzas, doces, bebidas alcóolicas, salgadinhos, frituras em geral.

mindful-eating-tips-woman-with-pizza

Largue os talheres e desfrute cada mordida. Só volte a pegar no talher depois de terminar de mastigar. É simples e mágico. Experimente… você verá como irá comer mais devagar.

Respire profundamente entre cada garfada. De tempos em tempos se pergunte qual seu grau de fome no estômago de 0 a 10 e pare um pouco antes de estar totalmente satisfeito.

Ter atenção plena na alimentação significa manter em mente, nos momentos de impulsividade diante daquela torta de chocolate ou do barril de cerveja,  de tudo o que você ganha se mantendo em forma e dentro de seu planejamento alimentar e de exercícios.

Pense em todos os benefícios de saúde, bem-estar, felicidade que ganha, e tudo o que perde quando não segue seu planejamento.

Se preciso, anote seus ganhos em se manter saudável e consciente e as perdas de não fazê-lo num cartão de enfrentamento e o leve para sua festa.

Se você exagerou na comida, não estrague o dia seguinte. Comece de novo. Persista. Se caiu, levante. Não fique no chão. A culpa e autocrítica não irão te emagrecer, serão apenas um problema a mais.

Conheço gente que, só porque exagerou na refeição do almoço, chuta o balde e perde o controle o dia todo. Não faça isso. Retome a caminhada de onde parou.

Na ceia com os familiares, combine o que será servido, sugira pratos leves para equilibrar os alimentos mais calóricos, com os outros alimentos menos calóricos, coringas: frutas, verduras, legumes, água, sucos.

frutas_interna_1

FRUTAS. Use e abuse delas. Elas são um grande aliado, porque contêm energia, têm fibras, são saudáveis, dão saciedade.

Sempre coma algo leve e saudável antes de ir para uma festa. Saia de casa praticamente satisfeito…

Levar a sua comida para uma festa também é válido: carregue na bolsa um alimento portátil, tipo frutas secas, barras de cereais e outros.

E beba muuuuita água, sempre que possa. Toda hora. É super saudável, hidrata, e sacia. Água é um poderoso aliado de quem quer se manter em forma.

Se estiver estressado, triste, agitado ou ansioso (sim, algumas pessoas ficam assim nas festas de fim de ano), descubra alguma outra fonte de alívio que não seja comer, encher a cara e ingerir milhares de calorias. Que tal conversar com um amigo, rezar, meditar, ir para a natureza, namorar muito….

Ou, que tal queimar calorias fazendo uma caminhada enquanto ouve uma música que goste? Libera endorfinas, as químicas do prazer, e emagrece!

A comida não irá resolver seu problema, é uma solução de avestruz, de colocar a cabeça no buraco achando que o problema irá desaparecer porque você vai comer um chocolate para aliviar o estresse. Na verdade irá criar outros…

Neste período de fim de ano, faça mais atividade física que o normal. Divirta-se muito se movimentando o mais que puder… não fique parado! natal-exercicio

Pule. Dance. Salte. Caminhe. Evite o carro, ande a pé. Namore. É normal se exceder um pouco nas calorias de fim de ano, por isso, sabendo disso, você deve se exceder também na sua atividade física prazerosa. Queime calorias!

Mas talvez a dica principal seja: procure usar sua criatividade para se divertir de outras formas além de comer e beber. Converse com os amigos, brinque, dance, curta, veja filmes, gargalhe, viaje, passeie.

Bote a cabeça para funcionar. Faça agora mesmo uma lista de atividades divertidas de fim de ano para você… e se possível que queimem calorias! Você pode!

Feliz Natal de Cristo com muita diversão, movimento e prazer com atenção plena!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s